Está buscando uma forma de ganhar dinheiro na internet para fazer uma renda extra no fim do mês?
Então, não precisa mais procurar, separei as principais para você neste post! 🤑
São inúmeras as possibilidades que a internet nos trouxe: de “bicos” ou “freelas” a trabalhos remotos fixos.
Portanto, é possível trabalhar de home office, de onde você estiver no mundo, e ganhar sua renda principal ou complementar!
Tem como ganhar dinheiro na internet?
Sim, tem como ganhar dinheiro na internet! E as dicas que vamos trazer neste post comprovam isso.
E os números e pesquisas também reforçam esse fenômeno.
Aliás, no Brasil, 20,4 milhões de pessoas poderiam exercer seus trabalhos na modalidade home office, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2022.
Ainda neste ano, o número de profissionais em Home office no país chegou a 6,53 milhões uma pesquisa com base do Pnad de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E não para por aí, ainda segundo o Instituto, o rendimento médio dos brasileiros que optaram por essa forma de trabalho também cresceu, sendo o segundo maior desde 2018.
Como faço para ganhar dinheiro na internet de verdade?
Felizmente, já existem uma imensidão de plataformas e maneiras de você ganhar dinheiro online, seja aqui no Brasil ou até mesmo no exterior, faturando em outras moedas, como dólar e euro.
Separei as melhores formas e os melhores sites para você começar a sua jornada de ganhos na internet hoje mesmo.
Bora explorar cada uma delas e começar a faturar? 🤑
Vou separar este artigo em duas partes: 1) tipos de trabalhos que você pode realizar 2) ferramentas e plataformas disponíveis para encontrar trabalhos e oferecer seus serviços aqui no Brasil e no exterior.
Como ganhar dinheiro na internet: 30 ideias infalíveis começar hoje
1) Crie um blog e ganhe dinheiro com anúncios
Ter um blog pode ser algo extremamente lucrativo, se você souber trabalhar aos poucos as oportunidades que um determinado tópico ou assunto pode render.
A primeira etapa, portanto, é escolher um nicho que tenha buscas suficientes para você escrever sobre.
Entre alguns exemplos, podemos citar a área da sáude, finanças, marketing digital (como é o caso da RankrUp), comportamento e empreendedorismo.
Entre alguns exemplos de blogs que são rentáveis, podemos citar o Carpe Mundi, Rock Content e Neil Patel.
Conforme você melhora sua redação, identificando os tópicos mais importantes e relevantes aos seus leitores, mais visitas você passará a receber e maior será sua autoridade nos mecanismos de buscas.
Quando você chegar nesse ponto, poderá começar a monetizar seu blog, negociando espaços publicitários, como banners e conteúdos patrocinados.
2) Promova produtos e serviços para ganhar dinheiro com marketing de afiliados
Marketing de afiliados nada mais é do que a recomendação de produtos ou serviços digitais. Em troca, você ganha um percentual da venda, quando ela de fato é concretizada.
Os valores e as condições do que você vai ganhar variam de acordo com a oportunidade. Algumas empresas pagam um percentual, enquanto outras pagam um valor definido por venda.
As regras variam de acordo com o programa de afiliados.
Mas a primeira coisa que você deve pensar em fazer é criar um blog, site ou até mesmo um canal no youtube para então conseguir tráfego e divulgar os seus links como afiliado.
Conseguiu uma base legal de visitantes? Agora você já pode começar a olhar para os programas de afiliados que oferecem produtos ou serviços que fazem mais sentido à sua base.
Precisa de um exemplo? Digamos que você tenha um blog de culinária e, mais especificamente, de doces.
Você pode se afiliar a uma grande marca que produz equipamentos que facilitam o dia a dia na cozinha, como a Polishop, por exemplo. E cada vez que uma pessoa fazer uma compra de um desses produtos, você ganha um percentual.
3) Crie uma loja virtual e ganhe dinheiro com a venda de produtos
Com o agravamento da pandemia da covid-19 e o avanço da tecnologia, nunca houve um cenário tão ideal para a criação de uma loja virtual.
É muito fácil criar a sua loja virtual utilizando plataformas como Shopify e até o WordPress, de forma personalizada em poucos minutos.
Caso você não se sinta preparado para fazer tudo sozinho, poderá também contar com uma ajuda profissional na construção de seu e-commerce.
Em paralelo à construção de sua nova loja virtual, é necessário pensar na logística de seu estoque.
Nesta etapa, você deve se perguntar: as entregas poderão ser feitas via Correios? Ou utilizarei transportadoras? A melhor opção vai depender de onde está seu estoque e o público-alvo de seus produtos.
Além disso, muitos empreendedores recorrem, em um primeiro momento, à compra de produtos de plataformas no exterior, como AliExpress.
Outra modalidade alternativa ao estoque tradicional utilizada por empreendedores é o modelo de Dropshipping.
No modelo de Dropshipping, você vende um produto que outro vendedor tenha estoque. Nesse caso, você não precisa se preocupar com estocar produtos, mas sim com o marketing e a venda.
4) Trabalhe como freelancer on-line e ganhe dinheiro com serviços digitais
As ideias que abordei até este tópico foram voltadas para empreendedores que têm vontade de ter seu próprio negócio.
Mas esse pode não ser o seu caso. E se o seu objetivo for apenas complementar renda ou conseguir um novo trabalho para ganhar dinheiro pela internet, o caminho freelancer pode ser o seu!
E existem inúmeras vantagens de ser freelancer. A primeira delas é que você pode ter um trabalho fixo e pegar projetos isolados para complementar a sua renda. Ou você pode ter uma carteira de clientes que atende de forma independente.
Alguns nichos estão mais saturados que outros, mas se você se mostrar um bom profissional, as indicações nunca vão te deixar na mão como freelancer.
Caso você não tenha ideia por onde começar nesse mercado, saiba que existem diversas plataformas on-line para que você comece a ganhar dinheiro como freelancer.
Vou citar algumas delas: 99Freelas, Freelancer.com e Workana. Se o seu nível de inglês for bom, você também pode tentar oportunidades fora do país. Nesse caso, vale tentar plataformas como UpWork e Crowd.
5) Crie e venda produtos digitais
Por produtos digitais, entende-se aquelas que são de consumo online. Entre os formatos mais comuns desse tipo de mídia estão:
- Videoaulas
- Webnários
- Sites de assinatura
- Podcasts
Independentemente de qual tipo de produto você decidir começar, é importante saber para quem você o está desenvolvendo. Por isso, é de extrema importância que você faça um estudo de Buyer Persona.
Cada tipo de produto desses da lista acima podem ser monetizados de diversas maneiras. Mas a lógica é que, uma vez disponibilizado o produto, ele poderá ser comprado repetidamente.
Vou te dar alguns exemplos. No caso de videoaulas, você pode disponibilizá-las em uma plataforma, como Udemy, e eles cuidam de toda a questão do pagamento e disponibilização de seu curso.
Ou você pode ter um podcast, disponibilizá-lo no Spotify, e negociar com patrocinadores quando já tiver uma audiência formada.
Nesse cenário, sua maior preocupação será com o atendimento e a manutenção deste produto no ar.
6) Crie e-books
Tem experiência acumulada em um área? Ou gosta de pesquisar a fundo para entender um determinado assunto?
A criação de e-books pode ser uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro na internet. Esse tipo de mídia é uma das mais consumidas dada a sua facilidade de criação e as altas taxas de conversão no marketing digital.
É raro encontrar alguém que nunca tenha baixado um e-book!
Assim como os outros produtos que mencionei acima, a criação de e-book deve levar em consideração, principalmente, seu público-alvo. Portanto, comece analisando a sua persona.
Depois, defina um tópico para ser explorado e comece a definir as estruturas para desenvolver esse conteúdo. O tópico deve ser algo de fato buscado e útil para seu público.
Aí é só partir para a escrita do conteúdo, a parte que vai te levar mais tempo. Revise, reescreva e formate o conteúdo quantas vezes forem necessárias.
Solicite o auxílio de um amigo para revisar o texto já que muitas vezes ficamos viciados e acabamos não vendo errinhos básicos, como os de ortografia.
Você também pode contar com o auxílio de um especialista de e-books para otimizar seu tempo.
Uma vez que a parte escrita estiver pronta, é hora de partir para a parte visual. Leve em consideração a tipografia, o espaçamento e o tamanho das imagens. Tudo interfere na qualidade do seu e-book.
Na parte visual, o que muitos fazem é contratar o auxílio de um designer gráfico para tornar o e-book mais atrativo.
Se você precisa otimizar o orçamento, utilize ferramentas de design que facilitam a criação desse tipo de capa, como o Canvas.
Ficou tentado a escrever um e-book? Fique ligado aqui na RankrUp pois em breve vou publicar um guia com o passo a passo para criação do seu e-book.
7) Faça e-mail marketing e copy writing
Uma das atividades mais procuradas para quem quer ganhar dinheiro na internet é com a criação de e-mail marketing.
A primeira coisa que você deve ter em mente para crescer nessa área é identificar o público-alvo das suas campanhas e formar listas de contatos.
Aliás, você precisa primeiro ter uma base de contatos interessados em seu conteúdo para de fato começar a ter sucesso na área.
Outro caminho também é atender empresas, no formato freelancer, apenas fazendo a gestão de campanhas de e-mail marketing e copy writing delas.
Mas você pode estar se questionando agora: como aumentar minha lista de contatos se estou começando do zero?
Você pode oferecer algo que venha a despertar a vontade daquele contato em participar de sua lista, como e-books, por exemplo.
Outra preocupação a ter em mente é investir em uma ferramenta que permita a personalização de suas campanhas.
E-mails que são personalizados têm chances muito maiores de serem abertos já que criam uma identificação com o usuário.
8) Faça gestão de redes sociais
Ter uma presença bem definida nas redes sociais nunca foi tão importante. Porém, muitas pessoas ainda não têm facilidade para vender ou comandar uma marca nesses canais.
Precisa de uma métrica para justificar ainda mais porque investir nessa carreira? Cerca de 60% dos brasileiros já utilizam as redes sociais no Brasil, fazendo do país o com maior percentual da população ativa nas redes na América Latina.
Trabalhar com gestão de redes sociais para ganhar dinheiro na internet é muito fácil! Veja só.
Primeiro, encontre um nicho de mercado que vai de encontro com suas habilidades. Depois, crie o seu próprio perfil comercial, com suas informações atualizadas.
Utilize esse perfil comercial como um laboratório para testar novas estratégias e para mostrar como um portfólio aos possíveis clientes interessados em seu serviço.
Já ganhou relevância o suficiente? Agora está na hora de começar, de fato, vender seus serviços. Para isso, crie uma landing page onde você explica os principais serviços de seu cliente.
Nessa etapa, também é válido investir em mídia paga para conseguir aumentar seu alcance mais rápido. Caso você não saiba por onde começar na mídia paga, dá uma olhada nesse conteúdo que preparei para você.
9) Venda nas redes sociais
Caso você já tenha um produto e/ou serviço para ser vendido, por que não usar as redes sociais para vendê-los?
Para isso, basta criar uma conta e desenvolver sua presença digital na rede social que você identifica como a mais promissora para seu público-alvo.
Para saber qual rede social faz mais sentido, é necessário primeiro saber quem é o seu público e, portanto, ter a sua persona bem definida. Depois, entender quais os hábitos do seu público.
No Brasil, por exemplo, em agosto de 2020, o Facebook ainda era a rede social mais utilizada de maneira geral.
As próprias plataformas, como o Instagram e o Facebook, têm o mecanismo de vendas on-line que permite com que você crie produtos para serem vendidos.
10) Revenda hospedagens
A revenda de hospedagens é uma das formas mais fáceis de ganhar dinheiro na internet.
Consiste em você comprar planos de hospedagem e revendê-los em parcerias com empresas que oferecem essa possibilidade.
A lógica é muito simples: você compra um plano que te dá uma cota de contas e dados mensais e revende essas contas para usuários finais.
Quando estava começando no mercado digital, eu sempre revendia a hospedagem para meus clientes de sites em WordPress.
Muitos clientes que são leigos nesta área preferem fazer tudo com uma pessoa, e essa é uma ótima chance de você vender esse tipo de serviço.
Caso você opte por revender hospedagens, fique atento à questão do atendimento, já que o cliente para o qual você vende o serviço virá a você caso tenha algum problema.
Portanto, esteja preparado para atendê-lo bem, identificando os principais problemas técnicos que podem acontecer em uma hospedagem e como resolvê-los junto ao provedor.
Quer saber mais? Dá uma olhada em algumas empresas que oferecem esses serviços no Brasil: HostGator, Locaweb e Hostinger.
11) Venda produtos na Amazon
Essa forma de ganhar dinheiro na internet é mais recomendada para quem quer vender alguns produtos específicos, e não quer ter todo o trabalho de pensar na plataforma em si.
Apesar de vender os produtos do próprio estoque, a Amazon também trabalha com vendedores no mundo todo em seu Market Place.
A Amazon oferece esse serviço pelo nome de Fulfillment by Amazon (FBA), em que a própria Amazon fica responsável pelo armazenamento, embalagem e envio dos produtos.
Isso possibilita escalonar seu negócio de forma mais acelerada, já que você teria uma marca reconhecida globalmente por sua eficiência de entrega.
12) Venda seus produtos no Mercado Livre
Assim como a Amazon, o Mercado Livre também possibilita a venda de produtos no formato de Market Place.
No Mercado Livre, você cadastra seu produto e se preocupa majoritariamente com a divulgação e com a eficiência da entrega.
Após você ter um histórico de vendas, e as entregas ocorrerem conforme combinado, sua reputação vai melhorando e seus produtos passam a ser mais destacados.
Assim como a Amazon, o Mercado Livre também possui um sistema de armazenamento e entrega rápida. Isso possibilita que você também escale suas vendas.
13) Dê aulas particulares on-line
Um outro caminho para ganhar dinheiro online é dar aulas particulares. E não importa o assunto, sempre tem algum adepto no mundo interessado em aprender!
Felizmente, já é possível encontrar diversas plataformas onde você pode oferecer aulas ao vivo e conseguir aumentar a sua lista inicial de clientes.
Vou citar algumas delas que você pode explorar, seja para dar aula de idiomas ou de uma habilidade técnica específica: Profes, Preply e Italki.
A forma de remuneração varia de acordo com a ferramenta escolhida, mas em grande parte, você trabalha em um regime freelancer.
Um pequeno percentual das aulas, sempre vai para a plataforma como comissão. Algumas delas permitem, inclusive, que você ganhe em dólar.
14) Teste sites e dê feedback de melhorias
Já pensou em testar sites para ver se está tudo funcionando como deveria e faturar com isso? Pois saiba que é possível!
Antes de mais nada, cadastre-se em uma plataforma de testes de usabilidade, como a UsabilityHub e UserZoom.
A dinâmica é simples: os proprietários desses sites vão te passar as coordenadas do que deve ser testado em projetos específicos.
Você realiza os testes e, ao final de seu feedback, ganha por isso!
Claro que quanto melhor e mais detalhado for seu feedback, maiores as chances de você continuar conseguindo novos trabalhos.
Geralmente, os testes são rápidos e, portanto, não devem tomar muito de seu tempo ou ser visto como uma fonte de renda principal.
Mas sem sombra de dúvidas, é uma ótima forma de ganhar dinheiro na internet no tempo livre além de ajudar outras empresas a crescerem!
15) Faça narração de áudio livros
Com o crescimento da indústria de livros em áudio, passou a haver uma grande necessidade de narradores.
E esse mercado só tende a aumentar, surfando na onda dos já conhecidos e popularizados podcasts.
Se você for narrador profissional ou tiver apenas curiosidade na área, vale a pena tentar se cadastrar em plataformas que conectam empresas e pessoas para esses serviços.
Entre elas está a UBX, por exemplo.
Assim como outras plataformas de freelancing, o processo nesse caso é bem simples. Cadastre-se, capriche no seu perfil e faça propostas para os contratantes.
Aí é só aguardar e torcer para conseguir um novo trabalho.
16) Seja um influenciador digital
Tem bastante seguidores nas redes sociais? Está sempre ativo por lá e ama fazer conteúdos? Você pode se tornar um influenciador digital!
Saiba que os ganhos de um influenciador digital podem ser bem altos, dependendo das parcerias que você consegue fechar.
Grandes marcas, de diferentes indústrias, já perceberam o valor que um influenciador pode ter na hora de promover um produto ou serviço.
Aliás, o orçamento que antes muitas empresas gastavam em comerciais na televisão, agora vão para os influenciadores, que conversam de forma mais assertiva com um público-alvo.
A lógica de ser um influenciador digital é simples: foque em uma área, como fitness, tecnologia ou gastronomia, por exemplo.
Depois, trace uma linha estratégica de posts e amplie seu engajamento.
Quanto mais seguidores você conseguir, maiores serão as chances de você conseguir parcerias com marcas dessa área que você decidiu focar.
Leve em consideração que o trabalho do influenciador digital não é algo que resultará em ganhos da noite para o dia, mas com persistência e planejamento, pode resultar em um grande sucesso!
17) Seja um redator web
Já pensou em ganhar dinheiro escrevendo? Com o marketing digital se tornando cada vez mais necessário nas empresas, a área de redação web vem sendo cada vez mais requisitada.
E ainda há pouco profissional para muitas demandas!
Inclusive, quando eu comecei a pensar na ideia da RankrUp, foi bem difícil conseguir profissionais que me auxiliassem na tarefa de escrever textos aqui para o portal.
Portanto, em meio a esse contexto, trabalhar como um redator web se tornou algo extremamente lucrativo nos últimos meses.
E não é necessário muito investimento ou estrutura para começar. Basta, claro, você ter boas habilidades de escrita e saber um pouco sobre técnicas de copywriting e SEO.
Também é muito importante que você tenha seu portfólio online em alguma plataforma de fácil acesso.
Assim, seus possíveis clientes conseguem ver seus trabalhos em um ambiente onde você tem o controle deles.
Em relação à remuneração, geralmente os redatores cobram por palavra escrita ou fazem um pacote de textos e palavras.
Outro ponto a ser considerado é o prazo. Quanto mais apressado por seu cliente, vale cobrar uma taxa extra.
18) Responda pesquisas online
Responder pesquisas online também é uma forma de ganhar dinheiro na internet.
Apesar de geralmente pagar menos do que as outras opções que eu trouxe aqui até agora, costuma ser muito rápido e fácil.
Primeiro, você precisa se cadastrar em uma empresa que ofereça esse tipo de serviço, dando algumas informações sobre seu perfil para que eles direcionem as pesquisas corretas para você.
Geralmente, você passará então a receber as pesquisas por e-mail.
Cada pesquisa gerará uma quantidade de pontos para você que, então, passam a ser convertidos em dinheiro.
Cada instituto de pesquisa oferece o saque desse dinheiro de uma forma, mas a maioria deles vai dar opções como o PayPal para você receber.
É importante que você conheça as políticas de cada empresa antes de começar a trabalhar para elas.
19) Dropshipping
O dropshipping é um modelo de loja virtual em que você vende uma mercadoria de um terceirizado, que fica responsável por toda logística e estoque.
Mencionei acima o modelo dropshipping quando estávamos falando de lojas virtuais.
Aliás, esse é um ótimo modelo para quem quer começar uma loja virtual, mas não tem como investir em um estoque inicial.
O principal ponto do Dropshipping é encontrar fornecedores confiáveis já que o produto chegará ao seu consumidor final, sem que você o veja.
Portanto, dropshipping não é tão fácil quanto parece. É necessário se dedicar o suficiente para conseguir alavancar sua credibilidade e tráfego qualificado, assim como em qualquer outra loja virtual.
Fique ligado aqui na RankrUp pois em breve, vou soltar um guia completo sobre dropshipping.
20) Seja um anunciante do Facebook Ads
Desde que comecei a prestar serviços com Facebook Ads, nunca vi tanta demanda como há agora.
Muitas empresas precisam de uma forcinha para fazer seu produto aparecer mais online. Mas não fazem a mínima ideia de onde começar. E é aí que entra o papel do anunciante do Facebook Ads.
Inicialmente, o maior desafio é encontrar os primeiros clientes. Porém, após seus primeiros trabalhos, é muito fácil conseguir aumentar sua clientela a partir de indicações.
Além disso, você também pode anunciar seus serviços em plataforma de freelancer, como as que eu já mencionei acima: Workana, 99freelas, UpWork, etc.
21) Seja um anunciante do Google Ads
O Google é o maior mecanismo de busca no mundo, respondendo por 86.6% das buscas orgânicas ocorrem a partir do Google, enquanto 6% delas ocorrem através do Bing.
Isso demonstra o quão importante é anunciar no Google, ainda mais no cenário de pandemia em que vivemos atualmente.
A lógica de ser anunciante do Google Ads é semelhante à do Facebook Ads. Muitas empresas precisam de auxílio para começar a anunciar no buscador.
E se você entende como funciona o Google Ads, tipos de anúncios e como obter mais resultados a partir deles, essa pode ser outra excelente forma de como ganhar dinheiro na internet.
22) Trabalhe em empresas remotas
A pandemia da covid-19 também pressionou muitas empresas a passarem pelo processo de digitalização.
É uma consequência (positiva!) disso tudo é que a oferta de trabalho remoto no mundo todo cresceu significativamente.
Se antes o home office era um luxo para poucos, hoje tornou- se muito comum e deve ser algo para ficar no futuro.
Portanto, aprender habilidades digitais, como as que abordei aqui neste conteúdo, é uma das melhores formas de se preparar para essas oportunidades.
23) Preste serviços de consultoria
Existem inúmeras áreas das quais você pode prestar consultoria: do marketing digital a gestão tributária, vendas ou quaisquer outras áreas empresariais.
24) Trabalhe como personal trainer on-line
Se você for graduado em educação física, pode dar aulas on-line e atender pacientes de forma completamente digital!
25) Preste serviços como desenvolvedor freelancer
Não é segredo que a área de tecnologia está em alta, né?
Portanto, se você é desenvolvedor ou está disposto a aprender a programar, criar sites e lojas virtuais, esse pode ser um caminho para você ganhar dinheiro de forma totalmente remota.
26) Trabalhe como gestor de tráfego freelancer
O gestor de tráfego é responsável por fazer a gestão de anúncios em plataformas on-line, como Instagram, Facebook, TikTok e afins.
É uma área que está em alta, pois possui alta demanda, e poucas pessoas sabem como fazer.
Aposte em cursos na área, e se torne um gestor de tráfego.
27) Atenda pacientes on-line
Para quem é da área da saúde, como psicológos, nutricionistas e enfermeiros, atuar de forma on-line para atender pacientes é mais uma forma de trabalho remoto.
A prática, que é chamada de Telemedicina, já é regulamentada no Brasil, a partir da Lei 14.500, aprovada em 2022.
28) Vender conteúdo digital por assinatura
Tem algum assunto que você é especialista, e você tem vontade de compartilhar esse conhecimento?
Venda de conteúdo digital por assinatura pode ser uma excelente forma de você fazer renda extra!
É possível comercializar produtos digitais, como vídeos, newsletters, artigos e materiais exclusivos.
29) Monetize lives
Gosta de jogar games on-line?
Ou de apenas fazer “lives” reagindo a vídeos ou conversando com seus apoiadores on-line?
Então, você pode tentar plataformas como Youtube Live, Twitch e LiveMe, que possibilitam que você faça transmissões on-line.
A partir delas, é possível oferecer conteúdos exclusivos a assinantes ou doações para participações na live, como envio de mensagens em destaque.
30) Crie conteúdos a uma base exclusiva de fãs
Caso você possua conteúdos que gostaria de compartilhar apenas como uma base específica de usuários, você pode utilizar plataformas de conteúdos exclusivos.
A mais famosa delas é a “OnlyFans”, mas existem diversas outras, como Privacy, Unlockd, FanCentral, Fansly etc.
Sites para ganhar dinheiro na internet
Além das plataformas que citamos ao longo das ideias de renda extra acima, separei alguns sites que você pode atuar como freelancer ou criar a sua loja virtual.
Sites para ganhar dinheiro como freelancer
Existem diversos sites disponíveis no Brasil e no exterior para trabalhar como freelancer.
Plataformas para ganhar dinheiro
- Amazon – para vender produtos novos como pessoa jurídica;
- Mercado Livre – para vender produtos novos como pessoa jurídica ou usados como pessoa física;
- OLX – para vender produtos novos ou usados;
- Shopee – para vender produtos novos ou usados;
- Enjoei – para vender produtos usados;
- Hotmart – para vender infoprodutos ou atuar como afiliados;
- Monetizze – para vender infoprodutos ou atuar como afiliado;
- Nuvemshop – para fazer sua loja virtual;
- Shopify – para fazer sua loja virtual;
- Superprof – para dar aulas on-line;
- Preply – para dar aulas on-line (ganhando em dólar);
- Metro Opnion – para ganhar dinheiro respondendo pesquisas on-line
Conclusão
Em conclusão, existem inúmeras formas de ganhar dinheiro on-line e te apresentei neste artigo as mais promissoras atualmente.
Seja para fazer um bico de final de semana, complementando a renda, ou investir em uma nova profissão, alguma dessas dicas irão te atender!
E você, já apostou em alguma delas? Me deixa seu feedback nos comentários.