A experiência do usuário é uma série de atributos ligados à qualidade da navegabilidade em um site.
A ideia é fazer com que o consumidor consiga ter uma boa experiência, que encontre um ambiente digital voltado especificamente para o que precisa.
Aliás, não há nada mais irritante do que acessar um site e não conseguir encontrar o que precisava pela forma como os elementos foram estruturados na página.
Ou, até mesmo pior, ter problemas com a navegabilidade em si. Um botão que, ao clicar, não acontece nada ou até mesmo a forma como a informação foi colocada na página ser tão confusa que você não encontra o que precisa.
Esses são alguns dos erros que mais vejo por aí.
Para que isso não ocorra, o profissional de UX pensa na experiência que você terá na página, antes mesmo dessa página ter ido ao ar.
A seguir você vai ver mais sobre experiência do usuário, quais são os seus principais pontos e como esse atributo deve ser trabalhado a fim de que ofereça os resultados esperados e que são importantes para o crescimento do seu serviço.
O que é experiência do usuário
A experiência do usuário é tudo o que diz respeito à interação do consumidor com os elementos de um site.
Desde a atração, retenção e finalização até os mínimos detalhes que podem e devem ser levados em consideração.
A mudança é muito importante nesse quesito, já que a interação do usuário com o produto ou serviço em si já não é suficiente, mas exige uma outra maneira de como ler e como abordar esse cliente.
Esse tipo de experiência diferenciada é o que garante, por exemplo, que o seu site seja mais conhecido ou mais acessado, o que pode converter em mais vendas, desde que o trabalho seja bem realizado.
Para que isso seja possível, a experiência do usuário se concentra em alguns pilares que vão fazer com que o trabalho tenha um certo sentido, e possa atingir a sua principal finalidade que é atrair outras pessoas.
Quais os principais pilares do UX
Falar em experiência do usuário é falar de algo que está sempre em transformação, e que demanda diversos cuidados, tendo em vista que várias interações novas acontecem a todo tempo.
Entender os principais pilares é também uma forma de pensar em como melhorar a experiência do usuário e ter condições favoráveis para a atração e retenção do seu público, de maneira que ele se comporte adequadamente.
Veja a seguir quais são esses pontos e o motivo de serem tão importantes em um processo de construção de um site, qualquer que seja ele, mas que deve estar dentro dessas mínimas condições.
Visual
Talvez o ponto mais importante da experiência do usuário seja o visual.
É a partir dele que você começa a pensar tudo o que vem depois, mas certamente a parte visual é uma das primeiras a serem pensadas e estruturadas.
A apresentação visual é a melhor maneira de cativar o usuário, de fazer com que ele fique mais tempo e possa também circular pela página em busca de condições que possam favorecer a permanência do usuário como um todo.
Seja um blog, um site de vendas, ou até mesmo um canal de comunicação, a parte visual é a primeira a chamar a atenção, e por isso é um dos pilares mais importantes da experiência do usuário, e que faz tudo isso ganhar sentido.
Designs modernos, padrões que sejam mais atuais e confortáveis sempre são opção, e por isso é preciso também pensar em como atingir tais resultados, principalmente frente ao público que quer atingir.
Utilidade
Não adianta nada falar em experiência do usuário se esse tipo de preocupação só ocorre na parte visual do produto. É preciso que ele tenha também uma utilidade, e que, principalmente, o cliente saiba como operar nesse meio.
Uma interface que permita ao usuário tomar suas ações é o que mais importa, de modo que também é importante pensar de que forma a parte de utilidade pode ser garantida, o que se coloca como mais um pilar nesse momento.
Existem inúmeras formas de como fazer isso, já que você pode agregar uma série de utilidades e ferramentas, encontrando vários parceiros em potenciais, que auxiliam no processo de tomada de decisão.
Pequenas ações já ajudam a pensar em como tornar a sua página não somente vistosa, mas também útil para o cliente, seja em um simples cálculo de prazo, seja na busca de informações dentro do próprio site.
Acessibilidade
O quesito acessibilidade diz respeito ao acesso ser feito por diferentes dispositivos, o que garante uma abrangência interessante e dentro do que se propõe um site que pode estar disponível para qualquer pessoa.
Qualquer site que queira ter um bom engajamento deve garantir que ele possa ser acessado de qualquer aparelho, seja computador, tablet ou celular, respeitando todas as dimensões e os espaços que deve ocupar a partir de então.
Com isso a experiência do usuário se dá justamente no fato de conseguir acessar as informações de maneira efetiva e sem nenhum erro nas informações, sendo uma atitude que faz a diferença.
O cliente pode, portanto, acessar o seu site de qualquer lugar, tendo à disposição todas as facilidades, utilidades e também tendo acesso aos visuais que sejam trabalhados para qualquer dispositivo.
Credibilidade
Um site que tem bom engajamento vai para além dessas questões, e também entende a experiência do usuário como sendo um ponto importante a ser destacado, como o fato de entregar o prometido.
Além disso, um site com credibilidade também está livre de qualquer tipo de erro, seja em suas páginas e no carregamento, seja nas informações, a forma com que tudo é escrito e como é comunicado com o usuário.
É preciso ser objetivo e direto nas informações colocadas, levando em consideração como trabalhar cada tipo de conteúdo e principalmente, quais são os pontos que você precisa observar para se comunicar bem com o seu cliente.
Intuitividade
Sabe aquela página que você acessa e que encontra tudo? Sabe também como as páginas são independentes o usuário encontra tudo o que precisa, e consegue tomar decisões de uma forma geral?
A intuitividade diz respeito à usabilidade do site, a como os conteúdos e informações estão distribuídos, para que dê autonomia e agilidade no acesso de informações, algo que faz parte da experiência do usuário.
As compras, por exemplo, são muito mais efetivas quando o cliente não demora no processo. Do contrário ele pode desistir ou procurar por outro site onde todo o processo é mais fácil de entender.
Cuidar da intuitividade envolve a busca por uma equipe que também possa dar conta do trabalho em si, e que possa principalmente trazer os resultados esperados, dentro de todas as expectativas.
Desempenho
A velocidade de carregamento das páginas é um dos itens que também devem ser levados em conta para a experiência do usuário, já que ela representa quanto tempo o cliente fica na página para esperar o carregamento das informações.
Tudo o que se refere a desempenho e estratégias técnicas para esse ponto devem ser devidamente trabalhadas, tendo em vista que é preciso agilidade na tomada de decisão, o que pode interferir diretamente no que você precisa.
Cuidar disso é garantir que o seu público vai estar diretamente ligado a todo o processo de decisão que pode ser feito de maneira mais ágil, atendendo também a demandas que podem ser mais urgentes.
Uma forma de saber como está o tempo de carregamento do seu site aos olhos do Google é utilizando a própria ferramentas deles, o Google Page Speed Insights.
Também é possível testar com outras ferramentas, como GT Metrix e Pingdom.
De qualquer forma, é preciso entender que o desempenho técnico faz parte de todo o processo de experiência do usuário, e isso também traz alguns pontos importantes para se levar em conta.
Proximidade
Uma página de internet precisa ir muito além de informações que devam estar disponíveis. É preciso pensar em como interagir com o usuário, se aproximando dele, convencendo, tornando a experiência mais real.
Já é coisa do passado pensar que uma página deve somente conter informações isoladas, e que mais nada importa. O usuário tem a demanda de se sentir mais à vontade, e encontrar condições para a sua circulação.
Quanto mais travadas são as informações e a interação, menos tempo o usuário leva na página, e por isso pode buscar por outros locais onde consiga operar de uma forma mais acolhedora e positiva.
Por isso, é preciso trabalhar com uma linguagem mais humanizada e próxima do cliente, o que vai garantir uma atenção maior e a melhoria na experiência do público em geral, convertendo em mais vendas.
Inovação
Uma identidade própria para o site é algo que faz toda a diferença, e certamente é também um dos pontos mais importantes que devem ser levados em conta, tendo em vista que é uma forma de se reafirmar junto ao público.
Junto a isso, o fato de conseguir ter uma certa inovação, com temas mais modernos, funcionalidades mais recentes, faz com que todo esse processo também leve em conta outros tantos pontos importantes.
A experiência do usuário também leva em conta toda a construção mais moderna e adequada, tendo sempre como finalidade o fato de trabalhar com um tipo de aparência mais atual, o que acaba chamando a atenção.
Sendo assim, trabalhar com a inovação é também pensar em estratégias mais seguras de experiência do usuário, de maneira a conseguir ferramentas que favoreçam exatamente todo o tipo de trabalho a ser feito.
Como melhorar a experiência do usuário na prática
Para conseguir implementar as ações voltadas para a experiência do usuário de maneira prática e garantida, é preciso, primeiramente, entender quais são os pontos a serem analisados e quais retornos são possíveis.
Entender como o mercado lida com esse tema, quais são os profissionais habilitados e principalmente como atingir o seu principal foco é uma das coisas que ajudam a pensar em como melhorar essa ação.
O principal foco nesse momento é se planejar a fim de que a tomada de decisão possa auxiliar e também possa trazer um bom fluxo de visita para a sua página, o que pode futuramente vir a converter em vendas futuramente.
Além disso é preciso pensar em como ter pontos que ajudem diretamente no controle de todas as funções, monitorando cada decisão e também trabalhando em melhorias constantes para a sua página.
Profissionais capacitados
Investir em profissionais capacitados em experiência do usuário, ou UX, é uma das saídas para uma boa implementação do serviço na prática, levando em conta todos os processos que são necessários para um bom resultado.
Esses profissionais sempre são mais antenados em todas as novidades, e também seguem fazendo projetos e mais projetos, sempre voltados para a melhoria e para uma boa relação da página em si com os serviços em geral.
Por isso, é preciso entender que esse tipo de trabalho deve ser realizado por alguém que já conhece e que principalmente tem o domínio de técnicas que possam ser aplicadas no seu caso específico.
Sem isso, dificilmente vai ser possível entender como todos esses processos sejam feitos a fim de obter os resultados esperados, e também por isso é preciso saber quando esse trabalho demanda a intervenção profissional.
Qual o impacto de uma ação bem feita
Um bom trabalho de experiência do usuário sempre trará resultados ligados à métricas de performance, como tempo que usuário permanece na página, número de páginas visitadas, conversões etc.
Em outras palavras, não adianta somente ter um bom trabalho se ele não é visto e maneira correta e nem tratado da forma adequada, e tudo isso depende de como o processo é realizado de uma forma geral.
Nem sempre os dados gerados são lidos corretamente ou mesmo da forma com a qual se esperava em determinado momento, e por isso, é preciso entender como tais processos podem auxiliar a projetar novas ações.
Com esse movimento constante, é possível entender como as mudanças podem gerar impacto, e principalmente como cada intervenção pode trazer de resultados, e alguns dos impactos, você pode ver logo a seguir.
Agindo na prática
Como dito, algumas intervenções feitas por profissionais em UX ou UI vão impactar diretamente nos resultados de experiência do usuário, tendo um retorno diretamente desse público que foi procurado.
Não adianta muito saber quais são os pilares se você não sabe como pode intervir diretamente na prática, para que se tenha o resultado esperado, e mais que isso, possa gerar os retornos que você precisa.
Normalmente tudo isso diz respeito principalmente a como todo o processo é feito e também como ele pode ser trabalhado das diferentes maneiras, de modo que o seu usuário ou cliente seja o principal recompensado.
Sendo assim, vamos ver quais são os principais impactos de uma boa intervenção em experiência do usuário, e também como esses resultados podem ser feitos a fim de trazer o que realmente se espera do processo.
Estratégia para WPO (Web Page Optimization)
WPO, ou otimização de desempenho web, diz respeito a estratégias que podem e que precisam ser implementadas, como o primeiro passo para conseguir estruturar bem o seu site ou blog.
Cuidar das ações e velocidade de carregamento das informações juntamente com um bom sistema de gestão de conteúdo é o que faz com que mesmo aquela página carregada de informações possa concluir rapidamente.
Sendo assim, não importa o que você utiliza como suporte, mas como você cuida desses pequenos pontos que vão ser muito importantes, considerando todo o processo de carregamento de uma página.
Uma estratégia e um planejamento para esse tipo de ação é muito importante, e faz toda a diferença quando você conta com uma equipe que pode auxiliar em todo o processo de como fazer esse tipo de mudança.
Interatividade entre páginas
A interatividade entre as páginas e dentro de cada uma das páginas é também um ponto diferencial em qualquer trabalho de experiência do usuário, e isso porque diz respeito a como o público vai acessar as informações.
Para a interatividade entre as páginas, é interessante pensar em como os links podem conversar entre si, para que o usuário possa ir de um conteúdo a outro sem ter que necessariamente voltar para o ponto inicial.
No caso das interatividades nas páginas podem ser utilizados qualquer tipo de funcionalidade, como calculadora, calendário, ou outro tipo de ferramenta que seja útil e que ajude o público em si.
A ideia é proporcionar para o cliente uma forma de lidar com os conteúdos de maneira mais interativa e que possa de fato prender a sua atenção, atingindo o principal objetivo que é entender esse processo em si.
Palavras e frases bem escolhidas
O ponto mais importante da experiência do usuário é com as palavras que você escolhe e também com relação ao tipo de estrutura que você monta, o que pode auxiliar todo o processo de construção das páginas.
O conteúdo em si não se trata somente de um componente isolado, mas de uma série de fatores que podem auxiliar nesse momento e que se tornam um atrativo para os públicos que procuram o acesso.
Fato é que todo esse processo depende necessariamente de como você pode também trabalhar com ferramentas que melhorem a colocação do texto, a distribuição de frases e estruturas que sejam convidativas.
Esse é um processo muito importante e que principalmente deve ser levado em conta, já que é um momento em que muitas pessoas precisam observar como se dá esse processo de aproximação com o público.
Interação com usuários
A interação com os usuários também é uma forma de pensar a experiência já que eles vão dar algumas dicas, vão avaliar como está sendo a sua visita àquela página, e podem até recomendar melhorias.
Pequenos formulários, que sejam também muito sucintos, podem ser muito úteis no intuito de monitorar como o público vê aquela página, se atende ao que ela procura enquanto conteúdo e quais as chances de recomendar.
Isso pode ser feito de uma maneira direta, no caso na própria página depois de um tempo de circulação desse usuário, ou pode ser feito via email, depois de o cliente finalizar todo o processo que foi fazer.
O mais importante no momento é entender como ele avalia a sua experiência e elencar alguns pontos que acha como positivo e como negativo, também oferecendo algumas oportunidades para mudanças que são possíveis.
Padrões de design
Os padrões de design a todo o tempo mudam, já que é um setor sempre em movimento de acordo com a demanda de clientes e do público em geral, e incorporar alguns desses padrões pode ser uma boa ideia.
No entanto, é preciso também uma dose de cuidado, já que o excesso de mudança pode despersonalizar o seu site, assim como padrões muito diferentes podem afastar as pessoas desse contexto.
O mais interessante é incorporar algo que esteja de acordo com a sua proposta, com o que a sua página deve oferecer, e tais mudanças podem ser sutis, atendendo a um movimento de visita mesmo.
A partir disso você tem mais chances de conseguir trabalhar com ferramentas que sejam mais acessíveis e que possam dar o retorno esperado, principalmente com relação ao que os clientes querem e demandam.
Conteúdo bem feito
Por fim, outra forma de aplicar a experiência do usuário na prática é na construção de um conteúdo de qualidade, o que costuma ser muito bem observado pelos clientes e um fator para a retenção ou não deles.
Esses conteúdos vão ser a comunicação direta do seu produto ou serviço com o público, e por isso precisam ser muito bem cuidados e produzidos, para que ofereçam o tipo de resultado que é o mais importante no momento.
Conclusão
A experiência do usuário é um tipo de componente fundamental em qualquer serviço, e isso diz respeito também a como o público em geral interage com as produções web, e como toda a estrutura está pronta para isso.
Entender quais são os pilares de um bom serviço é também se preparar para garantir que qualquer pessoa que acesse o seu conteúdo fique satisfeita com o que viu, e possa recomendar para outros.
Assim, é possível atingir a públicos muito maiores, com uma simples tomada de decisão, seja somente no conteúdo feito ou mesmo no tipo de trabalho realizado, o que faz toda a diferença e pode até mesmo garantir bons retornos.