A newsletter é uma estratégia de recorrência de envio de e-mails que, geralmente, tem o intuito de fomentar um engajamento contínuo com seus clientes.
Esse tipo de comunicação, quando feito da maneira correta, é uma estratégia que pode amplificar um canal direto com os usuários.
O que é newsletter?
Newsletter são e-mails enviados com uma certa frequência, que tem como principal foco criar um relacionamento entre a marca e o cliente.
Por meio dela é possível mandar uma série de mensagens com diversos conteúdos e mídias, o que tem como principal função chamar a atenção do cliente.
Essa é uma das estratégias utilizadas para o email marketing, que tem como principal foco fazer esse tipo de canal de comunicação via email, o que pode ser muito bem explorado.
Por que criar uma newsletter?
Toda estratégia de marketing precisa necessariamente de um canal para que você possa ir ao encontro de seus clientes e construir uma relação.
No entanto, é muito difícil fazer isso sem um canal mais intimista como o email. Você precisa atingir o público certo, aquele que certamente vai converter em vendas.
Sendo assim, a newsletter é esse tipo de ferramenta utilizada com essa finalidade, e isso pode também ser utilizado para conseguir trabalhar com alguns retornos possíveis.
Como criar uma newsletter passo a passo?
Considerando que a utilização da newsletter é muito importante para as estratégias de marketing, vamos trazer algumas dicas de como criar uma newsletter.
Primeiro, é preciso saber exatamente qual é o seu objetivo com a criação dessa newsletter.
Já tive clientes, por exemplo, que tinham como principal negócio a venda de cursos on-line. Então, o fluxo de newsletter era dividido entre clientes que se mostraram interessados pelos cursos, mas não o adquiriram ainda, e por clientes que já eram alunos.
Nesse caso, o conteúdo do que cada um recebia, variava, claro.
1. Defina objetivos e metas
Portanto, para criar uma newsletter, é preciso definir quais são os seus objetivos e suas metas. Ninguém consegue criar um bom conteúdo sem essas informações.
Considerando isso, é importante trabalhar com um tipo de condição que seja mais de acordo com o que foi planejado, em termos de alcance e de avanços.
Cada newsletter pode, e deve, ter um objetivo por trás dela, o que vai definir exatamente a sua construção e os resultados positivos que vão vir a partir disso.
2. Defina a frequência de e-mails
A depender do seu objetivo, ter uma frequência preestabelecida de newsletters será necessário.
Se o seu negócio se encaixa no ramo de serviços por assinatura – como uma academia, por exemplo – faz sentido trabalhar com newsletters que tenham
Já para outras campanhas, especialmente as que envolvem datas, os contatos devem ser um pouco mais constantes, com lembretes e indicações de promoções ou condições especiais.
3. Escolha a ferramenta certa de marketing
Uma dica importante é fazer uso de ferramentas de disparo de marketing automático.
Ferramentas como Gmail e outras possuem regras de envio, e ao quebrar qualquer regra, o envio não é realizado.
O envio de e-mails em massa pode ocasionar em problemas para a sua conta. Por isso, recomenda-se a utilização de uma ferramenta tercerizada
A seguir, vou te apresentar algumas ferramentas que são mais utilizadas para fazer disparo desse tipo de campanha.
RD Station
O RD Station possui uma ferramenta de disparo de e-mail marketing que se tornou bastante famosa no Brasil.
Entre as principais vantagens dessa ferramenta estão o fato de poder fazer envio de campanhas para grupos segmentados, fazer sequência de e-mails com autoresposta, e campanhas de reengajamento.
Por ser uma empresa brasileira, os serviços são oferecidos em reais, o que é uma grande vantagem diante da alta do dólar, que é utilizado como moeda pelas outras empresas concorrentes.
Mailchimp
O MailChimp é uma ótima ferramenta para quem está começando a se aventurar no mundo das newsletters.
Por ser uma das primeiras ferramentas a oferecer esse tipo de serviço, ela conta com diversos templates e integrações, que facilitam no momento de fazer a mensuração dos resultados de sua estratégia.
A ferramenta oferece um plano gratuito para quem está começando, em que é possível realizar o disparo de e-mail para até 2.000 contatos.
Constant Contact
Essa também é uma ferramenta que possui planos para todas as necessidades, seja para quem ainda não sabe exatamente o que fazer ou mesmo para quem quer as funcionalidades certas nos momentos certos.
Essa ferramenta também possui diversos templates prontos, o que facilita bastante para quem está começando.
Entre as principais vantagens do Constant Contact está a possibilidade de fazer enquetes e de gerenciar os usuários impactados em uma Dashboard interativa.
GetResponse
Essa é uma ferramenta muito mais prática, e também uma das que mais podem ser acessíveis, de acordo com alguns usuários que já fazem a sua utilização.
Essa ferramenta ganhou o nome de marketing mais fácil do mundo, e não é muito difícil entender o motivo, já que é algo que pode ser experienciado de um modo geral.
Drip
Drip, o marketing em conta gotas, é uma das ferramentas que oferecem, além das funcionalidades para a construção de seu email, propostas para aumentar a frequência.
Tudo isso também parte de uma construção bem feita e que vai estar de acordo com o objetivo e as metas que foram traçadas anteriormente, devendo ser muito bem pensadas.
ConvertKit
Uma plataforma completa e com tudo o que é necessário para uma boa construção de newsletter, que atenda, ao menos as demandas e necessidades que você possui no momento.
É muito importante entender que esse tipo de ação visa principalmente a construção de elementos visuais e técnicos que atendam exatamente ao que você precisa no momento.
Exatamente por isso é importante avaliar quais são os elementos trazidos por esse tipo de plataforma e as funcionalidades que podem ser acessadas.
SendinBlue
Uma empresa voltada especificamente para o marketing de relacionamento, certamente pode ter algo para oferecer para a sua empresa, ou para o seu negócio.
Fato é que esse tipo de ferramenta pode ajudar em toda a montagem, até o momento final do envio, com todas as dicas e condições para uma construção de acordo com o que você precisa no momento.
Active Campaign
Por fim, essa é uma ferramenta especialista na criação de fluxos constantes e de acordo com a sua necessidade em uma atividade de newsletter.
Editar fluxos é um dos seus diferenciais, e que também acaba sendo uma funcionalidade de acordo com a sua necessidade e projeto de marketing que é construído.
4. Crie o layout de seu e-mail
A criação do layout de email é um ponto importante de como fazer newsletter, já que ela será a parte visual de sua estratégia, e pode ser um divisor de águas na interação – ou não – com seu público-alvo.
Um bom layout comunica bem e prende a atenção de qualquer pessoa, o que é, certamente, um dos seus principais focos, e também deve ser algo a ser levado em conta.
É muito importante também trabalhar com um tipo de visual que esteja de acordo com a sua marca e cores que costumam ser utilizadas constantemente.
5. Estabeleça as informações que devem estar presentes no seu e-mail
O que você quer comunicar? Para quem é direcionada a newsletter, e quais são os pontos a serem destacados? Essas são algumas das questões que você deve pensar.
Não tem como criar uma newsletter se você não sabe o que quer comunicar ou mesmo de que maneira pode trabalhar com esse tipo de condição.
Por isso é muito importante entender que você precisa de algumas informações que vão direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas.
Nome e e-mail de remetente
Quem está entrando em contato? O cliente precisa saber do que se trata, e o email marketing, através da newsletter, acaba sendo esse primeiro ponto de aproximação.
Utilizar uma brand persona, por exemplo, é uma forma de humanizar e aproximar o seu produto ou serviço do cliente, facilitando a comunicação.
Por isso, é muito importante pensar também no email utilizado, evitando o naoresponda, mkt, vendas ou outros que podem distanciar muito a sua relação com o público.
Versão em texto simples
Versões em textos simples são a saída para quem precisa entender como atingir às pessoas que precisam entender e observar qual é o conteúdo, mesmo com conexões lentas.
Pode acontecer de o email não carregar corretamente, e para isso, a versão em texto simples aproxima esse tipo de alcance.
Essa é uma estratégia para conseguir um bom alcance, e principalmente ter um bom resultado de uma maneira geral em termos de conexões feitas.
Fonte
A fonte também é importante para uma newsletter. Quando você não utiliza as fontes principais, como arial, times new romam, georgia ou outras, pode ocorrer alguma dificuldade na leitura.
Por isso, quanto mais simples for a fonte utilizada, melhor vai ser o resultado, considerando que você consegue acessar a esse conteúdo de uma forma mais interessante.
Escolher uma boa fonte é uma boa estratégia para você fazer com que a newsletter tenha um bom alcance e consiga atingir a todas as pessoas interessadas de fato.w
Decida o conteúdo do e-mail
O conteúdo do email é o que vai fazer diferença para o seu sucesso e especialmente para o que você precisa no momento, que é alcançar o público.
Um conteúdo bem feito é responsável por boa parte das conversões, e isso pode ser muito bem trabalhado por etapas, para que consiga oferecer o que você de fato precisa no momento.
Essa construção é o que garante que o seu resultado vai ser bem aceito e que principalmente vai permitir o sucesso do conteúdo produzido.
Linha de assunto
A linha do assunto é o que vai chamar a atenção do leitor para a sua newsletter. A criatividade na criação desse assunto é uma das ferramentas para isso.
Nem sempre é possível pensar em como ter essa atitude e principalmente estabelecer qual conteúdo gera mais engajamento.
Fato é que os mais criativos, logo no assunto, já conseguem prender a atenção de qualquer pessoa, o que já é muito positivo e pode trazer bons resultados a longo prazo.
Personalização
Personalizar o email é a melhor das estratégias, já que você pode pensar em como se dirigir para a pessoa a qual está recebendo a mensagem.
Um email qualquer para todos não prende o leitor, e mais que isso, gera um afastamento que é desnecessário, que pode trazer sérias consequências.
Quando você cria uma linguagem direta, a chance de leitura do email é muito maior, e por consequência, a chance de uma conversão maior também.
Links
Excesso de links não são uma boa alternativa, e na construção de uma newsletter que atenda às necessidades, é preciso saber como distribuir corretamente.
Assim, é mais fácil entender quais são os caminhos e especialmente como você pode adquirir um contato mais fluido, sem a quebra com tantos links desnecessários.
A partir disso é preciso entender quais são os pontos que você pode obter e como pode ir ao encontro do seu real objetivo que deve ser comunicado.
Imagens
As imagens podem ser uma arma muito poderosa para a newsletter, desde que você saiba como utilizar de maneira adequada e com o cuidado ideal.
Por outro lado, a utilização de imagens em excesso vai ter o efeito inverso, e você pode encontrar dificuldades para obter o retorno de fato.
O mais importante nesse momento é entender como trabalhar com uma boa margem de ação, que permita trazer condições mínimas para uma comunicação.
6. Inclua informações no rodapé
No rodapé você vai inserir todas as informações de identificação, algo que vai fazer toda a diferença, e que principalmente vai ser uma forma de fechar a comunicação.
Ninguém merece uma newsletter que simplesmente termina e não informa nada, ou não se despede da maneira correta.
Além de se identificar, você pode ter o benefício de firmar um compromisso de outros contatos que podem ser feitos, e que vão ser extremamente úteis em um futuro próximo.
7. Faça envio de um e-mail teste
Todo o conteúdo construído, especialmente o que vai estar em contato com o público, precisa ser minuciosamente revisado.
Isso vai garantir uma atitude que permite muito mais do que algo bem feito, mas que funcione e cumpra a sua principal função.
Sendo assim, é preciso saber exatamente como você pode trabalhar com tais informações, e obter o máximo de retorno de acordo com a sua necessidade.
8. Responda seus assinantes e cultive a comunicação
Nem sempre o serviço termina na construção de uma newsletter. É preciso dar atenção ao público que responde, e que precisa ter um retorno de alguma dúvida
Cultivar esse tipo de hábito é o que permite você aproximar todo o seu negócio e conteúdo com o cliente, favorecendo as tomadas de ação por parte deles.
A partir disso é preciso criar esse canal de comunicação direta, que vai ser um grande diferencial, atendendo a todas as necessidades.
9. Mensure seus resultados
Somente enviar um email não é garantia de nada. É preciso saber quais são os resultados alcançados e como eles podem ser melhorados.
Mensurar os resultados é a maneira mais efetiva de acompanhar tudo o que você precisa para melhorar o seu alcance e suas conversões também.
A partir disso, é preciso pensar em estruturas que vão estar de acordo com a sua necessidade no momento, atendendo a cada ponto que precisa ser melhorado.
Taxa de entrega
A taxa de entrega se refere a quantos dos emails chegaram ao seu destino, ou seja, até os emails dos seus clientes.
Isso serve para entender se a ferramenta utilizada está sendo útil, ou se há algum problema que no momento não permite que alguns recebam os emails com newsletter.
Avaliar o problema na raiz é uma das maneiras mais efetivas de conseguir garantir que um bom resultado vai ser alcançado e que você vai ter o que precisa dentro de um espaço de tempo.
Taxa de abertura
A taxa de abertura diz respeito a quantos dos emails entregues foram abertos, ou lidos, o que mostra um outro tipo de indicador em que se deve ter atenção.
Normalmente, esse tipo de indicador, é colocado para entender se aquele email foi de fato lido e aberto pelo seu público.
Se a taxa for baixa, experimente mudar a estrutura da newsletter e apostar em uma comunicação diferente, que possa atingir diretamente o objetivo.
Número de cliques
O número de cliques é também o número de interações diretas com a newsletter, correspondendo a quantos clientes clicaram diretamente no material produzido.
Sendo assim, é muito importante levar em conta algumas informações, especialmente as que se referem a esse momento.
Pensando nisso, observar quais são as taxas de cliques para os emails enviados pode ser uma maneira de controlar adequadamente, o que ajuda a pensar em estratégias futuras também.
Número de descadastros
É preciso também pensar pelo número de descadastros que pode ocorrer. Nem todas as pessoas gostam do conteúdo ou mesmo se interessam pelo email, e descadastrar o seu email.
No entanto, se o número for alto demais é importante observar a construção dessa newsletter e como ela se comunica com quem mais importa.
A partir disso, certamente, você consegue todas as opções necessárias e que vão estar de acordo com o seu planejamento inicial.
Boas práticas para uma newsletter de sucesso
Algumas atitudes podem ajudar a como criar uma newsletter de sucesso, e são pequenos detalhes que vão fazer toda a diferença, seja a médio ou longo prazo.
O mais importante nesse momento é fazer de tudo para fidelizar esse cliente que está “distante”, mas que pode se aproximar a partir de um conteúdo bem construído.
A partir disso é importante avaliar quais são as condições que vão ajudar e que principalmente podem ser úteis nesse momento.
Dê boas-vindas ao leitor
A cada nova pessoa cadastrada em seu site ou mesmo em sua newsletter, é de bom tom enviar um email dando boas vindas e informando sobre os conteúdos que são construídos.
É muito importante deixar tudo claro nesse primeiro contato, desde quais são as funções desse canal de comunicação, frequência e conteúdo dos emails.
Com isso o cliente pode ter uma boa recepção e estar até mais aberto a outro tipo de condição que lhe ajude nesse momento tão delicado.
Segmente sua base de e-mails
Existem empresas que trabalham com mais de uma persona, o que é muito positivo, mas também um risco quando não se sabe exatamente o que fazer.
Segmentar emails para cada persona é uma maneira muito efetiva de tornar a sua newsletter interessante para qualquer cliente que procure o contato.
Essa é a forma que muitos encontram de como atingir exatamente o tipo de objetivo que procuram, o que vai ser um diferencial e tanto nos resultados de conversão.
Pense na leitura no mobile
Todas as pessoas que querem atingir mais clientes precisam estar conectadas com os modelos mobile friendly.
Mais importante do que um layout arrojado e muito diferenciado, é aquele que também tem uma versão para acesso em outros dispositivos, conservando o conteúdo e formas.
Assim, você consegue atingir a uma quantidade muito grande de clientes, o que abre espaço para uma taxa de conversão muito maior.
Respeite decisões de privacidade
Uma das atitudes que favorecem o distanciamento do público é o fato de vender informações pessoais e referentes à privacidade de cada um. É muito importante entender que esses dados devem ser protegidos a todo o custo.
Conforme você apresente que o seu site e sistema são seguros e os clientes mais antigos podem comprovar, outros novos clientes se sentem mais à vontade para assinar a newsletter sem medo.
É preciso ter muita cautela nesse momento, e garantir que você vai oferecer condições para a utilização responsável desses dados.
Tipos de conteúdos para abordar em newsletters
Existem algumas formas de como explorar a newsletter, e isso faz com que você tenha um tipo de repertório que permite trabalhar com conteúdos específicos.
O tipo de conteúdo não necessariamente vai definir uma maneira só de contato, mas permite pensar em formatos mais interativos que mais rígidos.
Veja alguns dos tipos de conteúdo para abordar em newsletter e que você pode explorar de acordo com a demanda que possui.
FAQ
Frequently Asked Questions, o famoso FAQ, é uma das ferramentas mais importantes para tirar a dúvida de sua persona, seja ela segmentada ou não.
São as perguntas mais comuns, e que exigem uma resposta clara e direta. É uma das formas de entrar em contato com seus clientes via newsletter.
Nesse momento o mais importante é ser assertivo, e selecionar aquelas dúvidas que vão alcançar ao maior número de pessoas, para que tenham o resultado esperado.
Enquetes
As enquetes por meio das newsletters também são estratégias não somente de entrar em contato com seu público, mas de colher algumas informações cruciais.
A ideia é apostar que os clientes vão acessar ao email e vão responder todas a enquetes, que vão gerar dados para utilização posterior.
É preciso ter um bom planejamento para selecionar quais são as perguntas que vão gerar o resultado esperado e o retorno que você precisa no momento.
Resumo de artigos
Para quem trabalha com conteúdos mais complexos, ou mesmo com outras vias de construção de newsletter, pode apostar no resumo de artigos.
Esse resumo diz respeito principalmente a um resumo do último artigo escrito, e qual o impacto dele naquele momento em especial.
A partir disso você tem um canal sempre constante, que não pode deixar de ser feito regularmente, mesmo que seja com espaçamento maior.
Histórias
Storytelling é uma estratégia de marketing em que são criadas situações e contadas histórias a partir de personagens, que possuem dores e demandas iguais às das personas.
A ideia é gerar a empatia e também criar uma situação que pode mobilizar uma tomada de atitude, mas esse é um elemento muito delicado.
Quando feito em excesso ele perde o seu valor, e por isso toda a construção deve ser feita com muita cautela, visando atingir exatamente a emoção de seus clientes.
Indicações personalizadas
Um acesso de qualquer pessoa vai gerar lead. Esse lead contém histórico de acesso, de busca e também de cliques que já foram feitos.
É neste momento em que as indicações personalizadas podem fazer mais sentido, e você pode principalmente entender quais são as condições às quais pode trabalhar.
Indicar conteúdos e produtos personalizados para cada lead é uma forma de manter o contato sempre com o cliente, o que vai trazer inúmeros benefícios.
Conteúdo interativo
O conteúdo interativo é sempre uma boa jogada para se usar em uma newsletter. Ela traz uma necessidade de interação por parte do cliente.
Dessa maneira, é possível utilizar de recursos variados e criativos, explorando todas as estratégias e especialmente conseguindo atuar em torno desse resultado de fato.
É preciso ter as condições para que esse contato seja feito regularmente, trazendo também outras necessidades que podem aparecer.
Novidades
As novidades são as newsletters mais enviadas, já que também costumam ser uma modalidade de comunicação direta e bem objetiva.
Seu ponto positivo é justamente pensar em uma modalidade de apresentação de tudo o que há de novo em produtos ou serviços, como um resumo geral.
No entanto, não significa que é a única maneira de comunicar, podendo ser uma newsletter para todos os usuários, por exemplo.
Estudos de caso
Os estudos de caso são ideais para converter aquelas compras que não foram finalizadas, e acaba sendo um tipo de newsletter muito ativa.
Isso significa que você pode mudar as taxas de conversão a partir de um trabalho feito, a partir de um estudo de caso bem trabalhado.
A ideia é definir quais são as ações que permitem com que o cliente entenda que a sua empresa pode ajudar naquele momento em especial.
Faça um checklist antes de enviar sua newsletter
A newsletter é o seu canal de comunicação direto com o cliente. Sendo assim, é muito importante checar todos os detalhes antes do envio, já que vai ser algo que o cliente vai ter em mãos e que especialmente vai ser avaliado.
Como se trata diretamente de um conteúdo escrito, muitas coisas podem estar em desacordo com o esperado.
Sendo assim, o mais indicado é saber exatamente quais são as condições e especialmente como você pode avaliar esse tipo de situação da melhor maneira.
Veja alguns dos pontos que você pode revisar em sua newsletter e que podem ser de grande proveito.
Ortografia e gramática
A ortografia e a gramática são alguns dos pontos mais importantes para se revisar. Não é de bom tom que uma empresa entregue algo com erros que não podem ser cometidos.
Utilizar ferramentas digitais para isso ou mesmo uma equipe responsável pela parte de redação pode ajudar e também oferecer as soluções nessa situação.
O mais importante aqui é entender que você precisa trabalhar com um nível de escrita profissional, que não permite nenhum tipo de erro.
Conteúdo da mensagem
O conteúdo da mensagem de sua newsletter é claro? Atende exatamente o que você queria? Ou o conteúdo é confuso e mal trabalhado?
É preciso pensar muito bem em como ter o suporte adequado, e especialmente como você consegue situações que permitam essa situação de fato.
Sendo assim, ter um script e pessoas que revisem os conteúdos pode ajudar a entender se tudo está cumprindo com o que é esperado de fato.
Imagens e Links
Como estão as imagens na newsletter? Carregam normalmente? Os links funcionam e levam para os locais corretos? Isso deve ser sempre checado.
O pior erro de um conteúdo desse tipo é o fato de ter uma imagem que não condiz com o título ou um link que não leva para o lugar que o cliente queria.
É fundamental lembrar que você precisa ter todo o conteúdo conversando entre si, e por isso é necessário trabalhar com tais modalidades.
CTAs
Os CTAs são os pontos mais importantes de qualquer trabalho de marketing, afinal, são os responsáveis por fazer com que o cliente tome uma atitude.
Nesse momento é muito importante trabalhar com uma margem que seja efetiva e que principalmente traga as condições para o que você precisa no momento.
Cuide para que tudo esteja de acordo com o que você pode entregar no momento e que vai ser fundamental para que o cliente tome a atitude correta.
Botão de cancelamento do recebimento de newsletters
Por fim, seus clientes precisam ter a opção de cancelar o recebimento de newsletter, o que acaba sendo positivo para a imagem da empresa.
Quando isso não é possível podem existir reclamações de diversos tipos, o que acaba manchando a imagem para outros clientes, que podem ficar receosos para a assinatura da lista de recebimento.
É preciso oferecer essa condição, e principalmente, é preciso testar e saber que essa é uma ação que vai atender à necessidade do cliente naquele momento.
Em resumo
Uma newsletter exige o conhecimento de muitas coisas, e cada detalhe vai fazer toda a diferença, para quem recebe e para quem envia, gerando os resultados necessários.
Sendo assim, você vai ver um resumo geral do que é newsletter, como funciona, e principalmente quais são os pontos que você deve levar em consideração nesse momento.
A partir disso, certamente você vai tomar as atitudes corretas e de acordo com o objetivo que você traçou lá no momento do planejamento.
Para que serve a newsletter?
Newsletter é um tipo de comunicação com o cliente que tem como principal função falar de novidades, gerar dados a partir de interações e criar um canal de comunicação direta.
A partir da newsletter o público vai saber das novidades, vai ter um tipo de contato mais direto com a empresa, o que pode ajudar no aumento de vendas e conversões.
Sendo assim, é uma das estratégias de marketing mais utilizadas, e que também tem como principal função fidelizar o cliente e estabelecer uma relação mais próxima com o mesmo.
O que é receber newsletter?
Receber newsletter é receber essa comunicação da empresa, que pode ser feita de diferentes modalidades, sempre atendendo a uma necessidade muito específica.
Existem muitas formas de conteúdo, e também é preciso entender que muitos desses conteúdos podem variar de perfil para perfil, o que torna essa uma ferramenta muito interessante.
Receber anúncios, novidades, enquetes, conteúdos postados recentemente, tudo isso faz parte desse processo e é uma forma de conseguir trabalhar com essa proximidade.
O que é newsletter e como funciona?
Newsletter tem a função objetiva de se comunicar com o cliente. A forma como ela vai ser utilizada para isso vai depender de qual o seu objetivo e quais são as suas pretensões.
A construção do conteúdo é um dos pontos mais importantes e que também deve ser avaliado, tendo em vista que é como se a empresa estivesse conversando diretamente.
Através do envio de emails a newsletter é entregue e a partir de então é feita essa ponte de contato com os clientes inscritos.
Conclusão
A newsletter é uma estratégia de marketing muito efetiva, que também tem a sua importância no que diz respeito ao contato que você precisa ter na sua construção.
Para desenhar uma estratégia de newsletter que gere resultados, é necessário entender, primeiramente, o objetivo dessa comunicação, assim como o público-alvo com o qual você gostaria de se comunicar.
A partir daí, o layout passa a ser outro importante, assim como a escrita da mensagem. Teste até encontrar um tom que se adequa melhor ao seu público.
Para entender o que funciona melhor, mantenha análises periódicas das métricas de performance da newsletter, como taxa de abertura, número de cancelamentos entre outras.
Por fim, manter a frequência de entrega de suas newsletter será um dos pontos cruciais para a evolução de sua estratégia.
Agora você já está pronto para construir sua estratégia de newsletter. Curtiu? Me conta nos comentários o que achou desse conteúdo e se ficou com alguma dúvida, tá? Até a próxima!