Você já parou para pensar em quantas vezes já se pegou pensando no jingle de um anúncio de publicidade?
Já refletiu sobre o número de vezes que quis comprar um objeto ou contratar um serviço só por ter visto ou ouvido a divulgação desses produtos nas mídias?
Isso acontece, pois pessoas se empenham e trabalham todos os dias para que um produto chegue aos ouvidos dos consumidores, estimulando assim o seu desejo de compra.
Esse campo de trabalho chama-se publicidade e ela está presente em nosso dia-a-dia de diversas formas possíveis.
Ficou curioso? Quer conhecer um pouco mais deste assunto?
Neste texto, vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é Publicidade;
- Publicidade vs. Marketing;
- Tipos de publicidade;
- Publicidade Enganosa e Abusiva;
- História da Publicidade;
- Publicidades de sucesso;
- Conclusão;
Boa leitura!
O que é publicidade?
A publicidade é atividade profissional que se direciona à criação e difusão da comunicação persuasiva, através da utilização dos meios de comunicação, para a divulgação de produtos e serviços destinados a determinado público- alvo.
Os anúncios publicitários possuem como objetivo realizar o convencimento de pessoas para o consumo, dessa forma, é necessário a utilização de linguagens específicas para estimular a compra de produtos.
Entretanto, algumas confusões podem ser feitas quando pensamos em publicidade e propaganda. Apesar de terem objetivos parecidos, visando a venda de mercadorias, essas duas atividades possuem diferenças destacáveis entre si.
A propaganda, como o próprio nome sugere, está na atividade paga capaz de divulgar ou propagar produtos e serviços para o mercado. Está atrelada a comunicação em massa através de programas de rádio, panfletagens e divulgações televisivas.
Neste caso, o tipo de linguagem utilizada não se encontra como fator principal para a venda das mercadorias. O foco desta estratégia está na capacidade de difundir o conteúdo para a maior quantidade de pessoas possível, ou seja, para a massa.
Propagandas políticas
Um exemplo prático desse tipo de estratégia está nas propagandas políticas utilizadas nos períodos eleitorais, no Brasil. Além disso, também é possível perceber tais propagandas na divulgação das ofertas de supermercados na tv e na divulgação de serviços nas rádios.
Já a publicidade, trata-se de uma estratégia voltada para a linguagem e o padrão comportamental do seu público-alvo. Neste método, é comum que a divulgação dos produtos seja feita através dos próprios consumidores, como blogueiros e criadores de conteúdo.
O segredo deste tipo de anúncio está na capacidade de se colocar no lugar do seu consumidor, é por tal motivo que podemos afirmar que publicidade significa tornar algo público.
Um exemplo deste tipo de estratégia está nas #publis realizadas em redes sociais, ou ainda em alguns anúncios de youtube e televisão, onde as marcas utilizam os feedbacks dos próprios consumidores para criar as estratégias de venda do produto.
Mas não se preocupe! Apesar de haver essa distinção, é comum que os métodos de publicidade e propaganda tenham aplicação num mesmo anúncio. Além disso, no Brasil, é comum utilizar os dois conceitos sem distinção, como se fossem o mesmo método estratégico para vendas.
Publicidade vs. Marketing
Assim como a propaganda, o marketing também é um tipo de estratégia distinto da publicidade que se associa comumente por nós como se fossem os mesmos conceitos. Como já explicado anteriormente, a publicidade trata-se de um método estratégico focado na linguagem de divulgação de mercadorias e serviços.
Já o marketing é um planejamento estratégico mais amplo, voltado não somente para a imagem do produto, como também da empresa que o fornece. Trata-se da aplicação de métodos de venda de mercadorias baseados num plano tático constante, que se inicia através do modelo comportamental da própria empresa.
Dessa forma, o contato com o marketing das empresas não está atrelado apenas às divulgações dos produtos. Quando somos bem recebidos pela equipe de atendimento ao cliente, ou ao receber brindes ao comprar altas quantias de um produto, entramos em contato direto com as estratégias de marketing desenvolvidas por uma empresa.
Marketing
O marketing está associado a todo fator que pode influenciar ou desestimular a compra de determinado produto ao consumidor. Está no planejamento de embalagens e no plano de promoções de uma determinada mercadoria disponível.
Logo, a publicidade nada mais é do que um dos eixos que participam ativamente das táticas de marketing de uma empresa. Trata-se de uma atividade mais simples, que se engloba neste universo complexo que chamamos de marketing.
Além disso, quando realizamos o monitoramento de resultados e efetividade das estratégias adotadas, é muito mais fácil olhar para a apuração das publicidades. Isto acontece, pois cada #publi é avaliada de forma individual, de forma a entender a sua efetividade frente ao público alvo.
Entretanto, por se tratar de um universo complexo, o marketing exige a apuração de diversos resultados de forma simultânea para conseguir a apuração das estratégias adotadas. Avalia-se por exemplo, o nível de aceitação dos clientes a logística dos produtos entregues, a eficiência das embalagens, o nível de aceitação dos produtos, a abrangência das publicidades e propagandas, bem como diversos outros fatores que podem influenciar a relação do cliente com as mercadorias adquiridas.
Quais são os tipos de publicidade
Como você pode ter notado, a publicidade pode ser aplicada a diversos tipos de segmentos. Portanto, preparamos um arsenal de informações sobre os tipos de publicidade que você pode encontrar no seu dia-a-dia e até mesmo utilizar na divulgação dos seus negócios.
Publicidade de produtos
Trata-se da aplicação de estratégias visando a persuasão do consumidor para a compra de mercadorias como objetos, roupas e acessórios. Esse tipo de publicidade está voltado para a utilização da linguagem do consumidor para a divulgação de um produto específico de uma determinada empresa.
Um exemplo comum de publicidade de produtos está na utilização de criadores de conteúdo para mostrar a utilização de uma determinada mercadoria no seu dia-a-dia, como o realizado por blogueiras nas redes sociais.
Publicidade de serviços
Está na utilização dos anúncios publicitários para a divulgação de serviços oferecidos por uma determinada empresa. Os serviços são as utilizações de atividades humanas como produto, sem necessitar da sua materialização para a realização de vendas.
Um exemplo prático desse tipo de anúncio está na divulgação da satisfação de clientes sobre o produto específico, como o compartilhamento da opinião de um determinado influenciador após a contratação ou finalização de um serviço.
Publicidade Genérica
Sendo considerada a primeira forma tangível de publicidade, a genérica ou publicidade de commodities é voltada para a divulgação de produtos de matérias-primas. Este tipo de estratégia não está ligado a publicidade de uma marca ou empresa específica e sim no produto consumível a ser vendido.
Publicidade de classificados
Muito comum em jornais impressos, está atrelada a publicidade de anúncios de vendas como, casas, serviços e empregos. Os classificados são textos disponíveis em jornais, revistas e outros canais de publicação, visando o estímulo de compra dos leitores. Um dos métodos mais famosos de publicidade, que foi iniciado no Brasil através dos primeiros jornais impressos do país, ainda no período colonial.
Publicidade Comparativa
Está na utilização de métodos comparativos para a persuasão do consumidor. Neste método, é utilizada a evidenciação das vantagens qualitativas e de valor comercial do produto anunciado sobre o mesmo segmento disponível do concorrente.
Publicidade de Promoções
Trata-se da utilização dos anúncios publicitários para a divulgação de ofertas e promoções de uma empresa específica através dos meios de comunicação. Essa estratégia é de comum utilização pelas redes de supermercados, que realizam a publicidade de promoções através dos anúncios televisivos e dos encartes de ofertas disponibilizados nas entradas das unidades de vendas.
Publicidade Enganosa e Abusiva
Apesar da grande importância das estratégias de vendas para as empresas fornecedoras, quando falamos de publicidade, precisamos entender que estamos nos referindo a utilização de métodos para a persuasão de pessoas.
Portanto, ao realizar um tipo de anúncio, precisamos nos atentar aos perigos que estas criações podem trazer ao seu público consumidor, já que eles influenciam diretamente no padrão comportamental da sociedade que o envolve.
Publicidade abusiva é todo o anúncio publicitário que utiliza os diversos tipos de violência como a discriminação, bem como o desrespeito de forma a persuadir o consumidor a adquirir um produto. Para tal, é possível explorar a utilização do medo, superstição e da vergonha do seu público alvo, direcionando o seu cliente a um comportamento abusivo a sociedade e a ele mesmo.
Além disso, dentro das limitações da publicidade abusiva, existe ainda o anúncio enganoso. Esta publicidade ocorre quando um produto é superestimado ou valorizado de forma exacerbada, através de promessas de impossível alcance, visando o convencimento enganoso do consumidor.
Há alguns anos, esse tipo de estratégia era comum nas redes de vendas de produtos. Um exemplo prático desse tipo de publicidade enganosa está na precificação errônea de um produto, estimulando-o a realização de compra. Além disso, também era possível visualizar algumas propagandas que estimulavam a vergonha e a ofensa de consumidores que não adquiriam determinados produtos durante a divulgação dos anúncios nos meios de comunicação.
Empresa Empiricus
Um exemplo que se conhece muito no Brasil está no escândalo que se direciona a empresa Empiricus, onde a sócia e redatora da empresa, Bettina, divulgou uma série de anúncios na internet prometendo lucros aos seus aderentes.
Mas não era possível alcançar esses lucros. Como consequência, Bettina recebeu um processo e foi autuada pelo tribunal de justiça do Estado de São Paulo a pagar uma multa por sua publicidade abusiva.
Mas este tipo de anúncio não está restrito apenas a adultos com poder de compra. A utilização abusiva de publicidade e propagandas também já foi muito aplicada ao público infantil.
Por tratar-se de potenciais consumidores de fácil manipulação, a publicidade infantil é um dos campos mais sensíveis e de necessária atenção para as agências de publicidade.
As crianças e adolescentes são seres que estão passando pelo processo de formação da sua identidade. Logo, podem ser facilmente convencidas a estabelecer um comportamento consumidor, se instigadas dessa forma.
Entretanto, justamente devido a volatilidade de suas ações, as crianças são consumidores potencialmente perigosos para si mesmos e para seus pais. É por este motivo que foi necessária a criação de políticas públicas que se direcionam a fiscalização, regulamentação e controle da publicidade infantil.
Um exemplo comum de publicidade infantil abusiva está na famosa propaganda “Compre Batom, seu filho merece Batom!” da marca de chocolates garoto. A problemática dessa propaganda televisiva esteve associada ao comportamento da menina protagonista do anúncio referido.
Além do citado anteriormente, outra propaganda televisiva problemática envolvendo a publicidade infantil foi o que divulgava tesouras do Mickey Mouse, onde o protagonista utilizava a exploração da vergonha e difamação ao repetir a frase “Eu tenho, você não tem!” durante a publicidade.
História da Publicidade
Em países desenvolvidos, como a Inglaterra, bem como a Alemanha, os anúncios publicitários estavam em constante utilização desde o século 17. A chegada da publicidade no Brasil, esteve atrelada a entrada dos portugueses no país, que trouxeram consigo o hábito de divulgação das cidades europeias.
Portanto, a história da publicidade brasileira vem datada de alguns séculos atrás, desde o reinado Português. Através dos jornais impressos e dos panfletos, por exemplo, foram divulgados atos e revoluções em prol da independência. Este ato, protagonizado por Tiradentes, foi considerado o primeiro anúncio publicitário brasileiro.
Entretanto, foi apenas no século XX, em 1913, que nasceu a Eclética, a primeira agência de publicidade do Brasil. Além disso, após o passar dos anos e do desenvolvimento das tecnologias, os anúncios passaram a ser divulgados também nas rádios do país, que chegaram ao Brasil entre o período das décadas de 40 e 50, e estimularam a criação da Associação Brasileira de Propagandas.
Com o passar dos tempos, então novos métodos foram feitos, crescendo a necessidade de desenvolvimento de fiscalização, regulamentação e controle das publicidades e propagandas divulgadas no país. Ocasionando a criação de conselhos, faculdades e órgãos regulamentadores no Brasil.
Como funciona uma Agência de Publicidade
As agências publicitárias são empresas que se direcionam estritamente à criação, bem como à divulgação de conteúdos publicitários, através da mão de obra especializada de agentes e criadores de conteúdo.
Para isso, uma agência publicitária necessita passar por algumas etapas básicas de funcionamento:
Atendimento ao cliente
Nesta etapa a agência entenderá os principais objetivos do anúncio contratado, o tipo de serviço ou produto divulgado, bem como o mapeamento do seu público alvo. Esta etapa é extremamente importante para que tanto a agência quanto o cliente estejam cientes das suas expectativas e da possibilidade de atuação do anúncio publicitário, visando a melhor escolha de caminho para o alcance da intensificação de vendas.
Planejamento
Aqui será feita a estratificação de todos os processos que se relacionam com a publicidade do produto. Estabelecimento das próximas etapas, escolha da equipe e dos veículos de divulgação, bem como a definição de prazos e metas são alguns dos fatores que têm relação na etapa de planejamento do anúncio publicitário. Esse processo deve atender tanto à agenda do cliente, como da agência contratada, portanto necessita de cautela e da comunicação eficiente de ambos os envolvidos.
Redação
É nesta etapa que as ideias são postas em papel, roteirizando o anúncio publicitário. Além disso, para esta fase, ocorrerá a definição do padrão comportamental e o slogan que você vai utilizar para o convencimento do seu público alvo. Trata-se de um dos processos mais importantes do anúncio, pois a partir daqui ocorrerá a definição de todos os parâmetros que você deverá colocar em prática durante a construção e criação da publicidade da sua empresa.
Criação
Esta atrelada ao desenvolvimento dos recursos gráficos do anúncio publicitário. A partir da ideia escrita na fase anterior e dos padrões de público alvo e do próprio produto, é possível definir o design visual que você vai utilizar na sua publicidade. Dessa forma, é aqui que a arte do seu projeto será construída visando a utilização da psicologia das cores e dos aspectos imagéticos para a intensificação das vendas do produto ou serviço.
Mídia
Na última etapa do processo, divulga-se os anúncios para o público alvo através das mídias e dos serviços de comunicação escolhidos. Trata-se da escolha de palavras chaves, horários de divulgação, legendas e da persona utilizada (como os blogueiros, por exemplo) para que este conteúdo chegue de forma mais eficaz a seu consumidor. Aqui também são monitorados os resultados obtidos através das ferramentas de estatística midiáticas.
Publicidades de Sucesso
Agora, se você é curioso como a gente, deve estar imaginando em todos os bons anúncios que chegaram a seus ouvidos. Mas não se preocupe, foi para isso que preparamos esta lista de publicidades especialmente para você!
Pode ser Pepsi – 2010
O anúncio da marca de refrigerantes mostrava um cliente que pedia um refrigerante. Contudo, o garçom voltava à mesa do consumidor e dizia a frase: “Pode ser Pepsi?”. O anúncio foi tão bem sucedido que seu slogan permaneceu nos ouvidos dos consumidores até hoje, isto é, mesmo após a retirada das propagandas dos canais televisivos.
Duracel, dura muito mais! – 2012
O anúncio utiliza o slogan juntamente com o humor para permanecer presente nas mentes dos consumidores. Até hoje é possível lembrar do anúncio publicitário ao se deparar com as pilhas Duracell nas redes de varejo.
A boneca que nunca pedi, por Andressa Alves – 2019
O anúncio mostra uma menina que simulava a jogadora Andressa Alves na infância, utilizando a cabeça de uma de suas bonecas como bola de futebol. O anúncio utiliza a emoção como forma de conexão com seu público alvo e foi classificado como um dos melhores divulgados do ano de 2019
A utilização da publicidade é extremamente importante para a fortificação de um negócio. Então, você necessita investir em profissionais qualificados e com conhecimento de mercado. O mercado publicitário está em constante mudança e além disso, é através do conhecimento da sua história, suas limitações, as normas fiscalizadoras e do padrão estético da sociedade moderna que podemos realizar o melhor anúncio publicitário para a sua empresa!
Quer saber um pouco mais sobre como fazer o melhor anúncio publicitário para os seus produtos? Então entre em contato com a gente!