O analista de pesquisa do Google, John Mueller, forneceu insights sobre o processo de validação do Search Console, abordando como ele lida com erros 404 e redirecionamentos durante migrações de sites.
Quais são os principais pontos?
Um usuário compartilhou sua experiência com a migração de um site de um cliente que levou a uma perda de classificações.
Eles explicaram que tomaram várias medidas para resolver os problemas, incluindo:
- Corrigir problemas técnicos no site;
- Redirecionar páginas 404 para os URLs apropriados;
- Enviar essas alterações para validação no Google Search Console.
Embora tenham confirmado que todos os redirecionamentos e páginas 404 estavam funcionando corretamente, eles falharam em validar as alterações no Search Console.
O que o Google respondeu?
Mueller explicou como o Google gerencia erros 404 e redireciona validações no Search Console.
Ele esclareceu que o recurso “marcar como corrigido” não acelera o reprocessamento de alterações do site pelo Google. Em vez disso, é uma ferramenta para proprietários de sites monitorarem seu progresso.
Ele também questionou o propósito de marcar páginas 404 como corrigidas, observando que nenhuma ação adicional é necessária se uma página retornar intencionalmente um erro 404.
Para páginas que não são para ser 404, Mueller aconselha:
“Se elas não são para ser 404 – a parte importante é consertar o problema, configurar os redirecionamentos, fazer o novo conteúdo retornar 200, verificar links internos, atualizar datas do sitemap, etc. Se não tiver passado muito tempo (dias), então provavelmente ele vai pegar de novo rapidamente. Se tiver passado mais tempo, e se forem muitas páginas no novo site, então (talvez obviamente) levará mais tempo para ser reprocessado.”
Leia também: SEO para Bing é muito diferente do Google?