Como abrir uma microempresa: tudo o que você precisa saber

Icon-single-post
Escrito por Luis Ottoni
Revisado por Luis Ottoni
janeiro 1, 2023
Sem Comentários

Índice

Índice

Abrir uma microempresa pode ser um processo burocrático no Brasil, envolvendo uma série de decisões que precisam ser tomadas.

Porém, além de ser um caminho que muita gente decide seguir por plena vontade, também vem se tornando o único para quem perdeu emprego ou busca condições melhores em meio à pandemia.

A seguir, vou te explicar tudo o que você precisa saber para abrir uma microempresa.

No final do texto, não deixe de comentar qual é o seu negócio, assim você o divulga para outros empreendedores.

Boa leitura! 👨‍🏫

duas pessoas conversam apontando para um tablet
Foto: Unsplash

O que é uma microempresa

Uma microempresa, como o próprio nome já sugere, é uma empresa menor, possui um ou mais sócios.

Além disso, tem um teto de faturamento de até R$ 400 mil por ano, segundo informações da Receita Federal.

Como abrir uma microempresa do zero

Entendendo um pouco do conceito de microempresa, você já sabe que não pode sair simplesmente abrindo qualquer coisa, e esperar que o resultado seja o que você planeja dentro deste recorte.

É muito importante considerar alguns pontos que vão definir uma microempresa logo no processo de abertura, e tudo isso ajuda também a estruturar quais serão os passos que você precisa dar logo depois.

Sem esse tipo de resposta, dificilmente você tem o suporte adequado e que seja o indicado para que você tenha um rendimento que possa se sustentar e principalmente entrar nas condições que são impostas.

A seguir você vai ver todo o passo a passo, com cada dica sobre o que fazer e de que maneira você também pode obter o máximo de retorno desse tipo de atividade que é tão importante e que faz toda a diferença.

Não importa se você procura como abrir um negócio com pouco dinheiro, ou se já tem uma graninha para investir, as dicas abaixo te ajudarão ao longo desse processo. 

Registro na Junta Comercial

As burocracias acompanham qualquer tipo de movimento de abertura de uma empresa, e não seria diferente com uma empresa micro. Primeiro, é preciso procurar pelo Registro na Junta comercial de seu estado.

Isso precisa ser feito na cidade onde a empresa vai ser instalada. Ela precisa de um endereço e informações que também estejam de acordo com o que você precisa no momento, tendo alguns documentos que vão ser necessários para isso.

Você precisará apresentar:

  • Contrato Social ou, caso não tenha, Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto (três vias)
  • Cópia autenticada do RG e CPF de todos os sócios da empresa;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
  • Ficha de Cadastro Nacional modelo 1 e modelo 2, em uma via;
  • Pagamento de taxas através de DARF

Com esse passo dado você já pode partir para o registro do CNPJ, mas antes disso é preciso ainda entender quais são os pontos mais importantes e que devem ser trabalhados antes disso.

Ramo de atividade

A escolha do ramo de atividade é aquela que o seu negócio vai se enquadrar, e também o que vai definir quais serão os impostos, tributações, e principalmente, se é o ramo de uma microempresa ou não.

O CNAE define algumas regras para cada um dos tipos de serviços e ramos de atividade, e isso influencia também na fiscalização em si, que é um momento muito importante e que faz a diferença a depender do que você deseja.

Quando procurar saber como abrir uma microempresa, se certifique de qual ramo ela poderia pertencer, para que esteja dentro das regras e especificações legais e tenha a fiscalização adequada.

Importante ressaltar que alguns ramos são referentes a empresas de pequeno porte ou maiores, e por isso é bom ter um acompanhamento profissional para que seja indicado qual a atividade correta a ser escolhida.

Tributação

A tributação também é um ponto importante para se tratar na abertura de sua microempresa, e isso vai ser fundamental para que você também encontre um equilíbrio financeiro frente às demandas.

A tributação pode ser feita por meio de lucro presumido, lucro real e simples nacional, e a diferença básica entre os três é a forma como o tributo, ou o imposto vai ser calculado, o que interfere diretamente na parte financeira.

Saber como se organizar nesse contexto é o mais importante, além de ser uma boa alternativa para quem quer entender como se organizar melhor e obter o máximo de benefícios de suas ações.

Não existe nenhum tipo melhor ou mais interessante que outro, já que depende diretamente do ramo de atividade escolhida e também das possibilidades de lucro que se apresentam, e sempre cabe o estudo de cada situação separadamente.

Registro do CNPJ

Depois de passar por esses processos de decisão, é hora de registrar o CNPJ. O CNPJ é a identidade da empresa com todas essas informações reunidas e também registrada dentro dos órgãos competentes.

É o CNPJ que vai servir de comprovação das informações que foram prestadas lá atrás e que também já foram validadas, e por isso, é um momento crucial de como abrir uma microempresa de um modo geral.

Esse procedimento pode ser feito no próprio site da receita, e deve seguir também todas as indicações lá registradas, como o passo a passo para envio e comprovação das informações que foram cadastradas.

É muito importante ter cuidado com as informações que são cadastradas na receita e que vão servir de comprovação para o seu CNPJ, de maneira que você precisa pensar muito bem e avaliar quais são os pontos importantes e quais informações foram entregues.

Pagamento de encargos

O pagamento de encargos é o momento mais importante, que é quando as declarações são emitidas e todo o aval é concedido para a abertura, finalmente, do seu CNPJ, e por isso é preciso ter mais atenção a valores e prazos.

A partir da confirmação do pagamento, todo o processo segue por outra linha, quando pode encontrar os encaminhamentos feitos por cada departamento em especial, e a partir de então seguir todo o fluxo de aprovação.

É fundamental seguir esse prazo se você quer abrir uma microempresa, já que quanto mais rápido fizer o pagamento dos encargos e tiver a sua documentação regularizada, mais cedo você consegue iniciar as suas operações.

Com isso fica muito mais fácil entender e trabalhar com um planejamento que leva em consideração também o andamento desses prazos em especial, e a partir de então obter o retorno tão aguardado.

Registro Estadual e Municipal

Finalizadas essas etapas já é o momento de ter a sua Inscrição no Registro Estadual e Municipal. O Registro Estadual é o aval que você tem da Secretaria Estadual da Fazenda, sendo um tipo de registro obrigatório.

Ele é quem regula todo o tipo de atividade de produção de bens de consumo e serviço dentro do estado, e quem trabalha também com o ICMS, imposto estadual que tem seu preço variado de serviços diferentes.

Um ponto importante é considerar que cada estado tem um tipo de funcionamento para a liberação desse registro, sendo que alguns só liberam depois da entrega do alvará. A solicitação pode ser feita pela internet e por um profissional qualificado.

O Registro Municipal é direcionado apenas para quem vai trabalhar com prestação de serviço, e por isso é preciso entender como abrir uma microempresa da forma correta, evitando o pagamento de certos impostos que não são necessários para determinadas atividades.

Buscando um bom local

Depois de algumas partes burocráticas no ato de abertura de uma microempresa, é hora de pensar em alguns detalhes mais objetivos, como um local para o seu negócio, seja ele online ou não.

No caso de um local físico, é necessário observar se há movimento, concorrência no local, ou mesmo facilite a chegada do público. Isso pode dar maior movimento ao seu negócio e gerar um bom lucro com o passar do tempo.

Para os sites online, o mais importante é pensar em uma característica e em estratégias para ser visto, o que vai fazer toda a diferença no processo e principalmente vai trazer uma melhor experiência de compra.

Cuidar disso é um passo fundamental de como abrir uma microempresa, mas também de como você pode começar a dar os primeiros passos, especialmente tendo em vista as necessidades de fato.

Alvará de funcionamento

Para as estruturas físicas, é muito importante seguir alguns protocolos básicos, como ter um alvará de funcionamento emitido pelo corpo de bombeiros, que garante o funcionamento adequado de toda a empresa.

Mesmo uma microempresa precisa estar instalada adequadamente em um local que não ofereça nenhum risco à integridade das pessoas, e também siga todos os protocolos de prevenção de acidentes.

A partir do aval do corpo de bombeiros, o município emite um alvará de funcionamento, que atesta que o local em si oferece todas as condições para a abertura e recepção do público sem maiores riscos.

Somente depois do alvará é que está liberada a abertura do local, e caso seja feito antes do prazo se corre um sério risco de descumprir leis municipais que podem incorrer em multas e até mesmo o fechamento do local.

funcionária recorta flores em floricultura
Fonte: Unsplash

Contando com funcionários

Mesmo uma microempresa precisa de funcionários, se houver o planejamento adequado para que isso aconteça, e é uma forma muito eficaz de como cuidar de toda a parte de organização, enquanto você tem pessoas que lidam diretamente com o trabalho.

Lidar com funcionários, no entanto, exige também o pagamento de salários, notas fiscais e também inserção em programas governamentais como o da previdência social, e isso gera alguns encargos.

Pode parecer que é somente gastos consecutivos, mas quando você pensa em como abrir uma microempresa, pensa também de que maneira tudo isso pode ser feito de modo a obter todo o retorno possível.

Isso também demanda organização, no sentido de se procurar por condições que favoreçam todo o funcionamento de acordo com o que a legislação pede e com o que você precisa fazer para que tudo siga em um fluxo normal.

Definindo custos fixos

Os custos fixos são partes fundamentais de qualquer empreendimento, e compreendem os custos que são recorrentes e que não variam. Essa é uma excelente maneira de equilibrar o caixa da microempresa.

Com os custos fixos é possível pensar em investimentos, em crescimento e expansão, mas acima de tudo em valor de venda do seu produto ou serviço, para que tenha um preço que dê conta das demandas.

Todo um cálculo é feito quando você quer precificar algo, e isso faz toda a diferença no valor final pago por cada cliente, e para isso é preciso saber quais são os custos que você tem todo o mês.

Com essa organização é possível também trabalhar com cenários de lucro, prevendo em quanto tempo todo o investimento feito vai começar a dar retorno, e de que maneira se planejar até lá.

Escolha de fornecedores

Para vender produtos é preciso saber como encontrar a matéria para a sua produção, ou mesmo um fornecedor que possa oferecer o produto pronto, o que vai garantir qualidade, preço e busca.

Mesmo assim, é necessário entender qual o seu tipo de público alvo, a demanda que ele pode gerar, e também as condições as quais você precisa entrar em acordo com o seu fornecedor direto.

Essa é uma excelente estratégia de organização de mercadoria, e faz parte de como abrir uma microempresa, já que é importante pensar de que maneira observar os gostos e principalmente os interesses do cliente.

Com isso é preciso entender quais são as estratégias que vão auxiliar na busca do melhor momento para cada procura de fornecedores adequados, que atendam à demanda e também ao que você quer.

Homem atende mulher em mercadinho
Foto: Unsplash

Formas de atuação

As estratégias de como se colocar no mercado é fundamental. Como seu cliente vai saber de sua existência? São alguns dos questionamentos que podem ser feitos e que certamente vão ser os guias nesse momento.

Além disso, uma atuação e uma microempresa diz respeito a como firma os acordos com fornecedores, como honra os compromissos financeiros, se é estabelecida uma data fixa ou não.

Outro ponto importante é pensar em elaborar projetos, a médio e longo prazos, que podem fazer com que a empresa possa gerar ainda mais lucro, estando ainda dentro das especificações legais que são permitidas.

Com todo esse suporte é que você consegue estabelecer quais são os pilares de sua microempresa, conseguindo também pensar em como trabalhar com as melhores condições para essa condução.

Definindo estratégias de marketing

No caso de um site, ou mesmo uma microempresa que atua online, as formas de como pensar o marketing devem ser bem definidas, a fim de que consigam dar um maior alcance em geral para o público.

Pensar em estratégias certeiras de marketing é o que pode garantir um melhor resultado e também todas as condições para obter uma margem de lucro a médio ou longo prazo, e assim conseguir ter outros níveis de ganhos.

Porém o marketing também pode ser aplicado para as lojas ou espaços físicos, no intuito de conseguir alcançar outras pessoas, e assim conseguir manter todo o processo de alcance que você precisa no momento.

Por isso é importante ter algum projeto, ainda que não seja o foco principal da sua microempresa, mas que possa, de alguma forma, atender ao que você procura e alcançar os indicadores planejados.

Parcerias e patrocínios

Uma das maneiras de conseguir um bom alcance dentre os seus clientes no mercado é investir em parcerias com outras pessoas que podem ajudar no marketing do seu produto ou algo do tipo.

É sempre uma oportunidade para pensar por onde começar, e também uma boa forma de conseguir uma boa abrangência. Pensar em como abrir uma microempresa envolve o pensamento em como atingir o público.

O patrocínio é um tipo de investimento arriscado e delicado, que envolve muito estudo e planejamento, já que muitas vezes o dinheiro empregado demora a voltar, a depender de como a situação é feita.

Neste recorte o patrocínio não diz respeito ao que as grandes marcas fazem, mas pode ser feito de forma mais adequada à realidade, cumprindo o intuito de ter um marketing agressivo e que pode gerar um bom retorno.

Conquistando o seu espaço

Com todo esse planejamento de como abrir uma microempresa você já pode conquistar o seu espaço no mercado de forma adequada e com uma boa margem de retorno, que é o principal foco de muitos que iniciam.

É preciso lembrar, no entanto, que essas dicas não trazem nenhum tipo de resultado efetivo em pouco tempo, e somente a determinação e o foco podem auxiliar nesse momento, de modo que ajudam no processo de escolhas a serem feitas.

Investir e abrir uma microempresa é algo complexo, que envolve o cuidado com diversas áreas ao mesmo tempo, e por isso ter todo o suporte necessário para isso é o que vai fazer a diferença nessas situações.

A partir do processo em si é que você consegue vislumbrar todo o progresso feito e de que maneira ele pode servir de sustentação para a microempresa que você tem e que já começa a dar alguns retornos.

Dicas importantes

Saber como abrir uma microempresa vai além do que somente toda a parte burocrática. Todos os que trabalham com isso sabem que uma rotina deve ser bem conduzida, a fim de conseguir trazer o sucesso esperado.

Para isso é importante estar atento a alguns pontos que podem ser importantes, e que vão ajudar em todo o processo, desde a criação até a condução em si que deve ser feita depois, e que vai ser necessária.

Nem todas as pessoas sabem desses processos e de sua importância, e por isso é preciso entender como lidar com as condições, com as necessidades e especialmente com o planejamento que você pode ter.

Veja quais são as dicas de outro para quem quer ser microempresário, e conseguir de fato um lugar adequado no ramo, com estabilidade e também com todo o sucesso financeiro que buscam a todo o momento.

Planejamento a todo o momento

O planejamento é fundamental para tudo quando se quer ter uma microempresa. Talvez essa é a palavra chave para todo o movimento que precisa ser feito, e isso deve ser levado muito a sério.

É importante entender que o planejamento é a garantia de que você vai conseguir lidar com imprevistos de uma forma mais leve, e vai ter o mais importante: o direcionamento adequado em cada situação apresentada.

Para isso é preciso que você saiba exatamente quais são os pontos que demandam um cuidado maior ou mesmo que precisam de uma atenção de acordo com a necessidade, e como isso pode ser resolvido.

Saber quais passos dar e como elencar a prioridade de alguns deles é a melhor estratégia que você pode ter, especialmente considerando toda a parte inicial e de decisões que impactam no trabalho futuro.

mulher aponta para post its em um quadro branco enquanto grupo reunido em volta de mesa dá suporte
Fonte: Unsplash

Seja inquieto

Uma das características que melhor definem quem passa por esse tipo de situação é a inquietação. Isso porque como você viu anteriormente, os protocolos de como abrir uma microempresa são muito cansativos.

Pensar em cada detalhe, dar conta de toda a parte burocrática e ainda ter pulso para tocar o negócio não é algo que muitas pessoas conseguem com naturalidade, e por este motivo é preciso ser mais ativo.

Acompanhar todos os processos também é algo que exige uma certa inquietação, principalmente nos primeiros momentos, quando um documento pode facilitar a entrada em outro e assim sucessivamente.

Certamente é preciso entender que ao pensar em estratégias de como abrir uma microempresa a postura deve mudar, ou mesmo estar mais de acordo com o que você precisa no momento.

Estabeleça metas

Definir metas, especialmente quando a maior parte do processo for iniciada, é uma das melhores formas de como você conseguir enxergar os processos que vêm sendo feitos e como vêm sendo feitos.

A cada situação alcançada você pode já planejar outros passos e assim até alcançar todo o passo a passo que vai auxiliar em estratégias que permitem crescer e tornar a microempresa uma das referências.

Pensar nessas metas é o fundamental para que você possa também estabelecer quais serão os pontos a serem alcançados até que se chegue ao topo, o que é bom para todos os envolvidos no processo.

A definição de metas, no entanto, deve ser sempre cautelosa, obedecendo cada etapa do processo e conseguindo também ser uma boa fonte de crescimento para a empresa, tendo o apoio adequado.

Procure apoio profissional

Ter um apoio profissional em todo o processo de como criar uma microempresa faz toda a diferença, considerando que algumas etapas do processo podem ser feitas mais facilmente por um profissional da área.

Normalmente um contador, ou uma empresa de consultoria é o que mais atende a quem realmente precisa desse tipo de intervenção, e também é uma forma de se conseguir o apoio necessário para as etapas mais específicas.

Isso também garante a fluidez em todo o passo a passo burocrático, que exige uma entrega específica de documento, acompanhamento das informações, e todos os protocolos voltados para as inscrições e regulamentações.

Por isso um profissional que conheça mais sobre a área pode ser extremamente útil, a ponto de conseguir fazer todo o processo ser mais ágil, dentro do possível, e com baixíssima margem de erro em cada um dos processos.

Conte com o auxílio de um contador

O processo que te expliquei ao longo deste texto, pode ser muito mais fluído com o auxílio de um escritório de contabilidade.

Aliás, quando você já tiver sua empresa aberta, será necessário que você tenha um contador.

Felizmente, já existem uma série de contabilidades que operam de forma totalmente on-line. Vou citar algumas delas:

Contabilizei

Abertura SimplesAgilize

Aqui vai um alerta de quem já teve de passar por esse processo de abertura algumas vezes. Mesmo que essas empresas que citei forneçam um excelente serviço, leve em consideração o quão familiar você é com o processo de abertura.

Caso essa seja a sua primeira vez se aventurando no empreendedorismo, talvez seja melhor contar com o suporte de um contador local, que você possa ir ao escritório, por exemplo.

Isso pode fazer bastante diferença no momento de esclarecer dúvidas e para que você se sinta mais confiante em tomar decisões estratégias ao seu negócio.

homem desenha fluxo de estratégia em quadro branco
Foto: Unsplash

Conclusão

Saber como abrir uma microempresa envolve uma série de procedimentos muito complexos, e isso pode afastar muitas pessoas. No entanto, muito disso é somente burocracias que podem ser vencidas rapidamente.

Contar com um bom planejamento, tendo um suporte especializado e principalmente com as dicas trazidas, você consegue abrir uma microempresa do zero, e pode ter sucesso em um bom tempo.

O mais importante é entender os desafios do processo, e também as dificuldades, especialmente o que envolve o momento inicial, que é geralmente o mais crítico, que vai ser o mais complexo de um modo geral.

Conseguindo vencer os pequenos obstáculos com paciência e perseverança, você pode ter todo o sucesso possível, atendendo também ao que você quer com a sua microempresa: o sucesso e o lucro.

Trilhar um passo de cada vez é sempre a melhor dica, e também uma das maneiras de se conseguir vencer o processo que no início é mais complexo.

Com todo esse material, é só iniciar os seus primeiros projetos e colocar a mão na massa, se tornando um microempresário.

Receba as últimas novidades

Inscreva-se em nosso boletim informativo e receba conteúdos exclusivos de SEO e Marketing digital.

Conteúdos semelhantes

  • All Posts
  • Content
  • Conteúdo
  • Email Marketing
  • Empreendedorismo
  • HR
  • Marketing
  • Marketing
  • PPC
  • SEO
  • SEO
  • Social Media
  • User Experience
    •   Back
    • Content Marketing
    • Content Strategy
    • Content Creation
    • Content Trends
    •   Back
    • Criação de Conteúdo
    • Estratégia de Conteúdo
    • Marketing de Conteúdo
    • Trends de Conteúdo
    •   Back
    • Estratégia de SEO
    • Pergunte a um SEO
    • SEO para Negócios
    • SEO Internacional
    • Link Building
    • SEO Local
    • SEO Mobile
    • SEO On-Page
    • SEO Técnico
    • SEO para WordPress
    • Desenvolvimento Web
    •   Back
    • SEO strategy
    • Ask an SEO
    • Enterprise SEO
    • International SEO
    • Link Building
    • Local SEO
    • Mobile SEO
    • On Page SEO
    • Technical SEO
    • SEO for WordPress
    • Web Development
Ver mais

Fim do conteúdo

  • All Posts
  • Content
  • Conteúdo
  • Email Marketing
  • Empreendedorismo
  • HR
  • Marketing
  • Marketing
  • PPC
  • SEO
  • SEO
  • Social Media
  • User Experience
    •   Back
    • Content Marketing
    • Content Strategy
    • Content Creation
    • Content Trends
    •   Back
    • Criação de Conteúdo
    • Estratégia de Conteúdo
    • Marketing de Conteúdo
    • Trends de Conteúdo
    •   Back
    • Estratégia de SEO
    • Pergunte a um SEO
    • SEO para Negócios
    • SEO Internacional
    • Link Building
    • SEO Local
    • SEO Mobile
    • SEO On-Page
    • SEO Técnico
    • SEO para WordPress
    • Desenvolvimento Web
    •   Back
    • SEO strategy
    • Ask an SEO
    • Enterprise SEO
    • International SEO
    • Link Building
    • Local SEO
    • Mobile SEO
    • On Page SEO
    • Technical SEO
    • SEO for WordPress
    • Web Development
Ver mais

Fim do conteúdo

Quer saber qual a melhor estratégia de SEO para seu negócio?

Entre em contato e receba um diagnóstico gratuito de nossos especialistas para lhe ajudar a aumentar o tráfego para seu site e vender mais!

Language