Se você cria conteúdo, com certeza já ouviu falar em DeepSeek! A nova inteligência artificial (IA) chinesa chegou para abalar a estrutura do ChatGPT como maior ferramenta generativa do mercado atual.
Nesse sentido, vamos entender um pouco mais sobre o DeepSeek, suas funcionalidades e como essa chegada pode impactar a produção de conteúdo para SEO. Vamos aprender a usar isso a seu favor!
O que é DeepSeek?
De acordo com o próprio DeepSeek, ele é “um assistente virtual criado para ajudar com informações, tirar dúvidas, auxiliar em tarefas e conversar sobre diversos assuntos.”
Dessa forma, é uma empresa de desenvolvimento de IA sediada em Hangzhou, na China. Ela foi fundada em maio de 2023. O seu idealizador, Liang Wenfeng também foi cofundador da High-Flyer, um fundo de hedge quantitativo que ajuda investidores a tomar decisões.
A DeepSeek se concentra no desenvolvimento de Large Language Model (LLMs) de código aberto. O primeiro modelo da empresa foi lançado em novembro de 2023. A empresa iterou várias vezes em seu LLM principal e construiu diversas variações. No entanto, foi somente em janeiro de 2025, após o lançamento de seu modelo de raciocínio R1, que se tornou mundialmente famosa.
O DeepSeek é melhor que o ChatGPT?
O DeepSeek representa o mais recente desafio para a OpenAI, que se estabeleceu como líder do setor com a estreia do ChatGPT em 2022.
Embora as duas empresas estejam desenvolvendo LLMs de IA generativa, elas têm abordagens diferentes.
O treinamento da DeepSeek em seus modelos R1 envolveu menos tempo, menos aceleradores de IA e menos custo para se desenvolver. Nesse sentido, o objetivo da DeepSeek é atingir inteligência artificial geral, e os avanços da empresa em capacidades de raciocínio representam um progresso significativo no desenvolvimento de IA.
Confira algumas características principais que servem como parte do modelo R1:
- Aprendizado por reforço: o DeepSeek usa uma abordagem de aprendizado por reforço em larga escala focada em tarefas de raciocínio;
- Engenharia de recompensa: é o processo de projetar o sistema de incentivo que orienta o aprendizado de um modelo de IA durante o treinamento;
- Destilação: usando técnicas eficientes de transferência de conhecimento, os pesquisadores do DeepSeek compactaram com sucesso capacidades em modelos tão pequenos quanto 1,5 bilhão de parâmetros. Ou seja, aprende mais em muito menos tempo;
- Rede de comportamento emergente: a inovação de comportamento emergente da DeepSeek é a descoberta de que padrões complexos de raciocínio podem se desenvolver naturalmente por meio de aprendizado por reforço sem programá-los explicitamente.
Resumindo:
- O DeepSeek faz tudo o que o ChatGPT faz, só que mais rápido e muito menos caro;
- O fenômeno DeepSeek abre portas para startups de IA não empresariais.
Por que Deepseek é importante para o futuro do SEO?
Agora que entendemos mais sobre a IA, o que isso significa para quem trabalha com SEO e pesquisa?
Melhor descoberta de conteúdo para tópicos de nicho
Em mecanismos de busca tradicionais, pode ser desafiador para criadores de conteúdo focados em tópicos de nicho ganhar visibilidade.
No entanto, com a IA do DeepSeek, conteúdos que são relevantes para buscas específicas têm mais probabilidade de aparecer, mesmo que o site que hospeda o conteúdo não tenha muitos leitores.
Dessa forma, há grande capacidade do DeepSeek de entender a intenção do usuário. Com isso, ele pode identificar conteúdo que aborda precisamente o que um usuário está procurando, tornando mais fácil para criadores menores ganharem exposição.
Redução da dependência da correspondência de palavras-chave
O SEO tradicional é fortemente focado em otimizar o conteúdo com palavras-chave. Seguindo muito do que o Google tem reforçado, a relevância do conteúdo provavelmente vai estar acima do ranqueamento de palavras-chave.
Nesse sentido, o foco passa da otimização de SEO para a criação de conteúdo de alta qualidade, que resolve problemas e responde às perguntas do usuário.
Maior engajamento com públicos-alvo
Como a IA foca na intenção do usuário , será mais provável que ela exiba conteúdo que corresponda ao que os usuários estão realmente procurando. Isso resulta em maiores taxas de cliques (CTR) e melhor retenção de público.
Em contraste, mecanismos de busca tradicionais geralmente retornam uma variedade de resultados, alguns dos quais podem não estar alinhados com as necessidades exatas do usuário.
Oportunidade para melhor distribuição de conteúdo
Há também a capacidade da IA de recomendar conteúdo relevante aos usuários, mesmo fora dos resultados de pesquisa.
A plataforma pode apresentar conteúdo em diferentes seções, como recomendações, tópicos de tendência ou pesquisas relacionadas , o que permite que os criadores sejam descobertos de forma mais orgânica.
Isso é especialmente valioso se você não tem um orçamento extenso, mas produz conteúdo excelente e de alta qualidade.
Leia também: ChatGPT Search: Bing será uma prioridade em SEO?
Conclusão
Ainda estamos conhecendo as funcionalidades do DeepSeek e como essa IA vai impactar na produção de conteúdo e no SEO. Por aqui, vamos continuar acompanhando cada passo para trazer todas as novidades para você.
Por aí, recomendamos que você explore a IA e conheça todas as suas funcionalidades, compare com outras ferramentas e, claro, sempre revise e aplique o que há de mais original nos seus textos!
Confira nosso vídeo completo sobre um texto que fizemos ao produzir alguns textos com o DeepSeek.