Em entrevista ao podcast SEO Office Hours, o analista de pesquisa do Google Gary Illyes respondeu a uma pergunta sobre a preferência de classificação de SEO local. Tal prioridade é dada a sites que usam nomes de domínio em nível de país.
Ele explicou como isso se compara a nomes de domínio fora do país e confirmou que há melhor desempenho nos resultados de pesquisa porque o Google dá uma vantagem aos sites locais.
No que isso interfere?
Oficialmente, a organização mundial reconhece apenas três grupos de domínios, são eles:
- gTLD – Domínios de Topo Genéricos (.com; .net; .info, etc);
- sTLD – Domínios de Topo Patrocinados (.edu; .gov; .aero, etc);
- ccTLDs – Domínios de Topo de Código Superior (.br; .us; uk; etc).
Os nomes de domínio específicos de países são chamados de ccTLDs. Esses tipos de nomes de domínio não têm como alvo idiomas específicos, eles têm como alvo apenas usuários da Internet em um país específico.
Alguns ccTLDs são tratados pelo Google para fins de classificação como se fossem domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) regulares, que são domínios que não são específicos de um país.
Um exemplo popular é .io, que tecnicamente é um ccTLD (pertencente ao Território Britânico do Oceano Índico), mas devido à forma como é usado, o Google o trata como um gTLD normal (domínio genérico de nível superior).
Como funciona o aumento de classificação para ccTLDs?
Gary Illyes foi questionado se “quando um coreano pesquisa no Google em coreano, um domínio com.kr ou um domínio .com tem melhor desempenho”.
Ele respondeu que sim. Geralmente há um maior desempenho na Pesquisa do Google já que o mecanismo promove conteúdo local para o usuário.
Muitas pessoas desejam ter uma classificação melhor em um país específico e uma das melhores práticas para fazer isso é registrar um nome de domínio específico do país.
O Google aumentará a classificação em relação a outros sites que não têm como alvo explicitamente um país específico.
O analista de pesquisa do Google reiterou que outros domínios também podem performar bem. No entanto, pensando em conteúdo local e desempenho, geralmente os ccTLDs específicos se sairiam melhor.
Segmentar por país ou por idioma?
Gary mencionou ainda que direcionar o idioma do usuário costuma ter mais impacto do que o nome de domínio. Ele afirmou:
“Se o idioma de um site corresponder ao idioma de consulta do usuário, isso provavelmente terá mais impacto do que o próprio nome de domínio.”
Uma vantagem de segmentar um idioma é que um site é capaz de se posicionar bem independentemente do país em que o usuário está pesquisando. Contudo, o nome de domínio de nível superior com código de país segmenta a pesquisa para um país especificamente.
Algo que Gary não mencionou é que o uso de um ccTLD pode inspirar a confiança do usuário em pesquisadores cujo país corresponde ao país alvo do nome de domínio. Por causa disso, os pesquisadores no Google podem estar mais inclinados a clicar em um resultado de pesquisa que usa a segmentação geográfica ccTLD.
Se um usuário estiver na Coreia, ele pode achar que um domínio .kr se destina especificamente a ele. Se um pesquisador estiver no Reino Unido, ele pode acreditar que o domínio .uk conversa melhor com suas intenções.