Framework: o que é, para que serve e como utilizá-lo

Icon-single-post
Escrito por Luis Ottoni
Revisado por Luis Ottoni
janeiro 1, 2023
Sem Comentários

Índice

Índice

O framework é um recurso muito útil para quem trabalha com vários projetos que utilizam funções similares por ser uma estrutura de códigos genérica. 

Esse uso se repete ao longo de diversas tarefas executadas por um programador, especialmente se esse tiver intenção de aumentar a sua produtividade, garantir a qualidade durante o desenvolvimento de sites e empregar mais agilidade em seu trabalho.

A partir disso, ficam ainda mais claras as razões pelas quais os profissionais experientes ou aqueles que já conhecem as facilidades e funcionalidades do recurso, já não mais trabalham sem fazer uso de frameworks.

Pensando em ajudar você, o seu trabalho e a sua empresa, hoje vamos explicar melhor tudo que ronda o tema “framework”. Você vai saber como ele funciona, algumas opções de framework e a sua importância para o desenvolvimento de qualquer software.

Ficou interessado? Acompanhe o texto abaixo. Boa leitura!

escrita frameworks ao lado de ilustração de computador desktop com código

O que é um framework?

Em tradução direta, o termo inglês “framework” significa estrutura. Mas o que faz essa estrutura ser tão importante é por quê e em qual situação ela pode ser aplicada, isto é, qual a sua proposta e como ela se define.

Então, primeiramente, a proposta de um framework é aplicar opções de funções, controles e estruturas previamente montadas e organizadas que já deram certo em um projeto e têm competência para repetir o desempenho em outro projeto similar. 

Isso ajuda a assegurar a qualidade de projetos e a aumentar a produtividade de todo o time.

Em um cenário de criação de sites, o trabalho realizado tende a requerer muito tempo de programação que é, basicamente, um trabalho intenso e carregado de códigos. 

Parte desse tempo é destinado para a estrutura do projeto. A proposta do framework é tornar essa fase menos trabalhosa, mais ágil e segura já que não há necessidade de iniciar o site do zero. 

Já a definição de um framework se dá pelo conjunto de códigos genéricos capaz de promover uma outra função dentro do seu código. Ele está pronto para ser utilizado no desenvolvimento de sites. 

Esse mesmo conjunto é utilizado para resolver algum problema específico, contudo, com um super bônus: ele pode unir fragmentos de diferentes projetos de desenvolvimento e ser utilizado outras vezes.

Em outras palavras, o framework é como um parafuso. Mas não um parafuso qualquer, seria mais como uma peça chave capaz de se encaixar em diversas situações. 

O encaixe perfeito também conecta todas as linhas de código para assim reconhecer o que melhor se aplica em determinada situação.

Entenda os tipos de frameworks

Claro que, para isso, é necessário uma mão experiente, bem como consciente operando o serviço. Ou seja, é necessário entender o tipo de framework para saber se ele realmente pode ser usado e aproveitado no novo projeto.

Do contrário, o framework não vai apenas resultar no mal funcionamento do projeto quando pronto. Também irá acarretar na destruição de um código sujo e, consequentemente, em uma bola de neve de problemas. 

Por isso, deve existir uma preocupação sobre a compatibilidade entre um framework e a linguagem utilizada durante o desenvolvimento do projeto.

Outra preocupação necessária é sobre a descrição do framework. Saber exatamente com o que você está lidando impede que você utilize um recurso como se fosse outro. É o caso de muitos que confundem framework com banco de dados.

Quer saber a diferença entre eles? Veja no próximo tópico!

Diferença entre frameworks e base de dados

Frameworks e bancos de dados não são a mesma coisa. Isso já implica que é importante você conhecer a diferença entre esses conceitos para que isso não atrapalhe o seu trabalho.

Mas não se preocupe se você já fez essa confusão alguma vez na vida, pois é algo comum entre alguns profissionais e em especial para os iniciantes. 

Para que isso não se repita, vamos tirar essa dúvida de uma vez por todas. 

Recursos

A principal diferença entre frameworks e base de dados está no seu uso. 

Os bancos de dados têm uso voltado para ações pontuais dentro do processo de criação de determinado site. Ele é pensado e concebido quando é necessário realizar o armazenamento de dados e registros de usuários, itens ou lugares. 

Normalmente, o banco de dados é uma opção mais voltada para o cadastro e para fazer a relação entre si das informações registradas.

Enquanto isso, um framework tem finalidade mais ampla onde um pacote de dados detém diversas informações que serão aplicadas na estrutura daquela função. 

Assim, ainda que o framework não seja capaz de armazenar nada, ele é imprescindível quando o assunto é colocar funções em prática. 

Tudo isso a partir da promoção de uma funcionalidade que pode se adequar em diversas formas de aplicações. 

E será que o uso contínuo do framework não tira a originalidade do projeto?

Pode ter certeza que não!

Você pode ter sempre um projeto único, personalizado para determinada empresa e atendendo as demandas necessárias. 

O que o framework faz por você é trazer apenas os códigos que já vão estar presentes no desenvolvimento de absolutamente qualquer site.

Por exemplo, todo site precisa implementar padrões de segurança, certo? O mesmo vale para criação de uma lista de opções (menu), para a estruturação do registro da conta de um novo usuário, da validação dessa conta, e para a execução de algum comando que necessita da consulta no banco de dados.

Essa é uma medida inteligente para que o tempo e esforço que seriam perdidos repetindo um processo, seja aproveitado de outra forma. Você só precisa achar dentre as opções de framework, aquela que vai servir como uma luva para o seu propósito. 

Confira a seguir como isso é possível!

Microsoft .NET framework na SERP do Google
Fonte: Google SERP/Reprodução

Como encontrar opções de frameworks?

Os frameworks são criados pelos profissionais da área e isso ajuda com que exista um fácil acesso para quem deseja baixá-los, por exemplo. A criação é feita através de uma coletânea de diversas aplicações, então, mesmo que a proposta seja normatizada e uniforme, a utilização se torna possível em qualquer situação.

As padronizações desse recurso é uma ação que ajuda bastante no momento de encontrar as opções de frameworks. A ferramenta é criada de acordo com as preferências do desenvolvedor, mas a linguagem pode se alinhar com outros projetos.  

Sendo assim, na hora da escolha se atente à linguagem, analise o pacote de códigos e, se você já tiver experiência nessa rotina, faça a sua busca onde as opções têm mais a cara da sua empresa ou cliente. Conhecer as principais opções pode ser de grande ajuda nesse caso. 

Você consegue encontrar os frameworks perfeitos para o seu objetivo através de:

Documentação

Já mencionamos que os frameworks estarão disponíveis para você de maneira fácil, mas isso não é o suficiente para garantir que você fará uso do melhor framework para o seu trabalho.

Para isso, você pode realizar a checagem da documentação. 

Os frameworks têm documentações onde os profissionais são orientados sobre o uso adequado da estrutura de códigos em questão. Assim você não compromete o resultado final do seu projeto e torna o seu trabalho mais didático.

A função da documentação é tornar esse recurso mais acessível e útil, é por esse motivo que ela sempre deve ser de fácil entendimento.

Comunidades que falam sobre framework

Buscar frameworks em comunidades de desenvolvedores é a forma mais comum de encontrar esse recurso.

Do mesmo jeito que os profissionais se preocupam em elaborar uma documentação detalhada e de linguagem simples para facilitar a busca de outros profissionais, eles alimentam comunidades sobre o assunto.

Isso só mostra o quanto a comunidade é unida. Tal união ainda se traduz na forma como os pacotes de códigos estão em constante desenvolvimento, procurando ficar mais completo e satisfatório.

Vale lembrar que comunidades maiores geralmente abrigam profissionais qualificados e acostumados a trabalhar com frameworks.

Avaliações das atualizações

Mesmo que um pacote de códigos atenda ao perfil do seu projeto, ele pode não ser uma opção interessante se estiver desatualizado. Por isso, faça uma avaliação do nível de atualização que o framework recebeu e se foi algo recente. 

Essa ação vai aumentar as suas chances de adquirir uma estrutura de códigos atual, segura e funcional. Tudo para que seu novo site seja integralmente novo.

Você encontra as datas das últimas atualizações no repositório do frame que é sempre transparente e acessível para os profissionais da área. 

Nível de aprendizagem

O framework perfeito é aquele que está de acordo com o seu nível de aprendizagem. Ou seja, você pode encontrar um pacote de dados procurando em ambientes que comunguem com o seu conhecimento.

Afinal, pode ser muito prejudicial fazer uso de frameworks que vão pular algumas etapas de criação enquanto você ainda tem muito que aprender e evoluir como profissional.

Por isso, leve isso em consideração na hora de buscar o seu framework. O mais indicado é que você utilize frameworks parcialmente prontos ou combine o uso do pacote de códigos com outras ferramentas e conhecimentos. Tudo é uma questão de equilíbrio.

bilbioteca do Bootstrap
Fonte: Bootstrap/Reprodução

Bootstrap

Você também pode conseguir um framework através do download em uma versão compilada de códigos importantes como CSS e JavaScript.

Tudo que você precisa fazer é acessar a página oficial do Bootstrap e seguir as instruções para baixar no seu servidor. Ou se preferir, você também pode baixar como código-fonte já que o recurso é uma ferramenta de código aberto.

Uma terceira opção menos comum, mas que também tem o seu valor é apenas acessar o framework. Para não baixar os arquivos do pacote, você consegue acesso através dos links facilmente encontrados na internet e em comunidades. Assim, é só adicionar as referências e começar a utilização.

Principais frameworks disponíveis

O framework é um recurso padronizado mas que ainda precisa atender a alguns requisitos para ser compatível com determinados projetos. É por isso que existem os principais modelos de framework encontrados nas comunidades mais sólidas. 

Em suas configurações, eles atendem diferentes necessidades buscando sempre ficar o mais pronto e completo possível, isto é, independente da aplicação que os profissionais desejam.

Abaixo você encontra aqueles que não se pode deixar de conhecer, mas também suas características:

Codelgniter

  • Mais funcional;
  • Mais prático;
  • Fácil operação;
  • Performance ágil e acima da média;
  • Ideal para aplicações de pequeno porte;
  • Conta com uma série de tutorias em vídeo para aplicação segura e sem intercorrências. 

Zend Framework

  • Mais completo no segmento em PHP;
  • Conta com uma das linguagens mais utilizadas;
  • Bastante estável;
  • Escolha mais comum entre as empresas de grande porte;
  • Escolha mais comum para projetos que precisam ganhar vida com rapidez e perfeição;
  • Um dos mais recorrentes utilizados;
  • Conta com uma documentação detalhada e acessível.

Cake PHP

  • Uma das melhores opções para iniciantes;
  • Uma das melhores opções para projetos rápidos;
  • Ideal para o cotidiano de trabalho;
  • Ideal para metodologias de desenvolvimento ágil;
  • Mais prático que os demais;
  • Mais acessível e simples.

Laravel

  • Permite a escrita de um código mais legível e mais simples;
  • Comunidade ativa para profissionais iniciantes;
  • Documentação ampla;
  • Variedade de serviços e programas próprios para facilitar a aplicação.

Angular

  • Atualização dinâmica;
  • Experiência mais fluida;
  • Comunicação servidor/navegador transparente para o usuário;
  • Operação mais fácil, simples e bem estruturada;
  • Gera pacote final com arquivos otimizados.

Ainda não está pronto para escolher um desses modelos de framework? Se esse for o seu caso, talvez as razões que elaboramos a seguir possam te convencer!

desenvolvedores olham frameworks em computador

Por que utilizar um framework no meu site?

Já falamos bastante sobre toda a facilidade, mas também sobre a agilidade que um framework é capaz de empregar em seu projeto. É chegado o momento de você adicionar à essa lista de vantagens os seguintes pontos:

Redução de custos

Com o framework você não precisa mais realizar uma parte do trabalho. Se essa função diminui, você gera economia por não precisar terceirizar as demandas e por não ocupar mão de obra especializada.

Padronização

O conjunto de códigos já segue algumas definições, bem como características. Essa padronização é perfeita para dar segurança aos resultados, se certificando que existe compatibilidade entre o framework e o projeto. A padronização é praticamente uma medida anti-falhas.

Segurança com framework

Os frameworks são constantemente atualizados. As melhorias e revisões realizadas fazem com que as aplicações se tornem mais seguras e menos passíveis de ameaças comuns dentro da web.

Produtividade

O aumento da produtividade é um excelente motivo para contar com o uso de frameworks. Projetos que seriam longos ganham agilidade e isso permite que os profissionais migrem para novas funções. Assim eles podem produzir mais e fortalecer a produtividade de todas as tarefas.

Redução de bugs ao utilizar um framework

O uso de um framework é um forte aliado para reduzir as chances de bugs. Afinal, você não estará utilizando qualquer pacote de códigos. Você estará lidando com um conjunto que já foi testado, atualizado e aprovado diversas vezes.

Facilidade para fazer manutenção

O framework para o desenvolvimento de sites é ótimo no quesito de manutenção simplesmente porque reduz a necessidade de realizar diversas manutenções. 

Uma estrutura de códigos de qualidade é mantida melhor e por mais tempo mas, se preferir, você pode também adquirir um pacote contínuo e aproveitar aplicações com ajustes a longo prazo. 

E no meio disso tudo, será que tem lugar para desvantagens? Então, continue a leitura para descobrir!

Quais as desvantagens do framework?

Apesar de todas as maravilhas relatadas, nenhuma tecnologia é capaz de agradar a todos. Veja as desvantagens mais comentadas entre os profissionais:

Problemas com configuração

Alguns profissionais relatam dificuldade para configurar os códigos. Para essa situação podem existir outras duas correlacionadas. A primeira seria em relação à pouca familiaridade com as suas tecnologias, em seguida, a segunda fala sobre a interpretação da documentação do framework. Assim, você pode procurar alguém que passou pelo mesmo problema na ampla comunidade de profissionais.

Dependência

É claro que é muito mais rápido e fácil utilizar um framework do que iniciar um desenvolvimento do zero. Mas isso pode se tornar perigoso quando um estudante ou um profissional iniciante se acostuma tanto a usar unicamente o framework, que se torna dependente dele.

Não esqueça que, apesar de fácil, esse uso vai te impedir de aprender fundamentos importantes e treinar habilidades necessárias, especialmente àquelas de resolução de contratempos.

Códigos desnecessários

Por vezes um pacote de códigos contém mais funções do que as que você realmente precisa. Os códigos sobressalentes podem pesar no seu projeto e sobrecarregar o resultado final. Se isso significar aumento de tempo de carregamento de páginas, por exemplo, isso vai se transformar em uma grande desvantagem.

mulher olhando tela de computador com bibliotec ade frameworks aberto
Fonte: Unsplash

Conclusão sobre o que é framework

O framework é um jeito inteligente de otimizar, agilizar, mas também de assegurar o desenvolvimento do seu site.

Isso acontece através de um conjunto de códigos que podem ser reutilizados no processo inicial de desenvolvimento, enquanto você direciona sua energia, tempo e dinheiro em outras tarefas.

Dentre as opções e modelos de frameworks disponíveis, você pode escolher aquela que mais tenha a ver com o objetivo do seu projeto e, assim, manter a originalidade dele.

Para te ajudar com a utilização dele, você ainda conta com uma comunidade grande e ativa de profissionais. 

Tudo para você aproveitar ainda mais as vantagens relacionadas com o framework.

Agora conte nos comentários o que você achou desse recurso tão necessário na maioria dos projetos!

Receba as últimas novidades

Inscreva-se em nosso boletim informativo e receba conteúdos exclusivos de SEO e Marketing digital.

Conteúdos semelhantes

  • All Posts
  • Content
  • Conteúdo
  • Email Marketing
  • Empreendedorismo
  • HR
  • Marketing
  • Marketing
  • PPC
  • SEO
  • SEO
  • Social Media
  • User Experience
    •   Back
    • Content Marketing
    • Content Strategy
    • Content Creation
    • Content Trends
    •   Back
    • Estratégia de SEO
    • Pergunte a um SEO
    • SEO para Negócios
    • SEO Internacional
    • Link Building
    • SEO Local
    • SEO Mobile
    • SEO On-Page
    • SEO Técnico
    • SEO para WordPress
    • Desenvolvimento Web
    •   Back
    • Criação de Conteúdo
    • Estratégia de Conteúdo
    • Marketing de Conteúdo
    • Trends de Conteúdo
    •   Back
    • SEO strategy
    • Ask an SEO
    • Enterprise SEO
    • International SEO
    • Link Building
    • Local SEO
    • Mobile SEO
    • On Page SEO
    • Technical SEO
    • SEO for WordPress
    • Web Development
Ver mais

Fim do conteúdo

  • All Posts
  • Content
  • Conteúdo
  • Email Marketing
  • Empreendedorismo
  • HR
  • Marketing
  • Marketing
  • PPC
  • SEO
  • SEO
  • Social Media
  • User Experience
    •   Back
    • Content Marketing
    • Content Strategy
    • Content Creation
    • Content Trends
    •   Back
    • Estratégia de SEO
    • Pergunte a um SEO
    • SEO para Negócios
    • SEO Internacional
    • Link Building
    • SEO Local
    • SEO Mobile
    • SEO On-Page
    • SEO Técnico
    • SEO para WordPress
    • Desenvolvimento Web
    •   Back
    • Criação de Conteúdo
    • Estratégia de Conteúdo
    • Marketing de Conteúdo
    • Trends de Conteúdo
    •   Back
    • SEO strategy
    • Ask an SEO
    • Enterprise SEO
    • International SEO
    • Link Building
    • Local SEO
    • Mobile SEO
    • On Page SEO
    • Technical SEO
    • SEO for WordPress
    • Web Development
Ver mais

Fim do conteúdo

Quer saber qual a melhor estratégia de SEO para seu negócio?

Entre em contato e receba um diagnóstico gratuito de nossos especialistas para lhe ajudar a aumentar o tráfego para seu site e vender mais!

Language