Growth Hacking: o que é? Como impulsiona o seu negócio?

Icon-single-post
Escrito por Ivana Oliveira
Revisado por Ivana Oliveira
fevereiro 14, 2025
Sem Comentários

Índice

Índice

Growth Hacking é como um laboratório de marketing: em vez de seguir regras tradicionais, você testa táticas inusitadas para crescer rápido gastando pouco. Não é só para startups – donos de e-commerce, influencers e até consultores podem usar.

As equipes de marketing – especialmente aquelas que trabalham com orçamentos apertados – usam técnicas de growth hacking para gerar rapidamente reconhecimento de marca e aumentar sua base de clientes.

Hoje explicaremos como isso funciona e veremos alguns exemplos para você aplicar no seu dia a dia. Vamos lá?

O que é growth hacking?

O growth hacking é uma estratégia de negócios experimental focada em alcançar um crescimento exponencial em um curto espaço de tempo. 

Para esse fim, os growth hackers constantemente idealizam e realizam experimentos para atrair novos clientes. Quando um experimento resulta em crescimento positivo, eles o dimensionam e iteram um pouco mais.

O growth hacking refere-se a técnicas e canais de marketing específicos que visam um crescimento rápido e de baixo custo. É por isso que muitos agora associam o termo a startups em estágio inicial que buscam uma expansão rápida com orçamentos pequenos.

A constância e dinamicidade dos growth hackers

Experimentar novas táticas e abordagens é fundamental para o growth hacking. 

Normalmente, isso significa executar vários pequenos experimentos simultaneamente. Depois de saber quais táticas funcionam melhor em pequena escala, você poderá integrá-las à sua estratégia de marketing de longo prazo.

Um novo e-commerce precisa gerar leads e criar um impulso inicial de vendas, por exemplo.

A equipe de marketing sabe que os anúncios online geram resultados, mas não tem certeza de qual tom de voz usar no texto do anúncio. Então, eles testam duas versões diferentes e comparam os resultados.

A versão com tom mais direto e informal (Versão “B”) gera mais tráfego e conversões no site, por isso é lançada para um público mais amplo.

Esse processo é chamado de teste A/B ou teste A/B e é uma ótima maneira de maximizar o crescimento com um orçamento pequeno. Dessa forma, a empresa pode investir em anúncios que tenham melhor repercussão entre os clientes – e talvez usar o texto vencedor como uma variante em um teste de acompanhamento.

Qual a diferença entre growth hacking e marketing digital?

O growth hacking e o marketing digital compartilham o objetivo de crescimento dos negócios, mas diferem em sua abordagem e ênfase.

Marketing Digital abrange qualquer uso de mídia digital para promover um produto ou serviço. 

Enquanto Growth Hacking é um subconjunto do marketing digital. Ele se concentra menos em táticas tradicionais que comprovadamente funcionam e mais em encontrar novos caminhos para o crescimento exponencial. 

Esses “hacks de crescimento” costumam ser criativos e inovadores, embora geralmente sejam impulsionados por dados e experimentação implacável.

Nem todas as técnicas de marketing digital são úteis para hackers em crescimento. Estratégias como o SEO, que demandam mais consistência e tempo, por exemplo.

Como o Growth Hacking pode ajudar sua empresa?

Aqui estão quatro vantagens que o growth hacking pode trazer para a sua estratégia de marketing:

  • Expansão econômica: testar táticas criativas pode levar a um crescimento significativo com investimento mínimo;
  • Tomada de decisão baseada em dados: Growth hacking envolve muitas tentativas e erros. Dados de testes A/B e outros experimentos indicam o que funciona e o que não funciona.

Isso pode ajudar a tomar decisões de marketing mais bem informadas que levam a um maior retorno sobre o investimento (ROI);

  • Interrupção mínima: A natureza “começar pequeno e repetir” do growth hacking se presta a equipes enxutas. 

Se você não puder sacrificar muitos recursos, poderá começar com apenas um ou dois funcionários em sua equipe de growth hacking;

  • Maior capacidade de resposta: quando você dimensiona rapidamente estratégias de marketing bem-sucedidas, pode se adaptar mais facilmente às mudanças nas circunstâncias e nos mercados. 

Quanto mais growth hacking você fizer, mais bem preparado você estará.

Esses benefícios tornam o growth hacking particularmente valioso para certas empresas.

Por exemplo, as startups muitas vezes têm recursos limitados, mas ainda precisam crescer e se destacar. As técnicas de growth hacking podem ajudá-los a ganhar visibilidade rapidamente, sem um investimento significativo.

Conheça 5 técnicas de Growth Hacking 

Confira alguns exemplos de técnicas testadas e praticadas por muitos donos de negócios e equipes de marketing.

Marketing de influência

O marketing de influência é uma estratégia na qual uma empresa trabalha com “influenciadores”, ou seja, pessoas com seguidores que são, usualmente, numerosos e engajados. 

O principal objetivo disso é promover produtos online de forma natural, demonstrando o uso e, por vezes, apresentando modos de usar o produto ou serviço.

Ao fazer isso, a empresa efetivamente aproveita o alcance e a confiança desses influenciadores, que de outra forma levariam meses ou anos para serem construídos organicamente.

Quando escolher uma pessoa influenciadora, procure perfis em seu setor com seguidores altamente engajados. Muitas curtidas, comentários e postagens regulares indicam que uma colaboração pode ser frutífera. Isto é especialmente verdadeiro se você e o influenciador compartilham um público-alvo.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma tática promocional baseada no desempenho pela qual as empresas pagam uma comissão sobre as conversões atribuídas a um afiliado ou parceiro.

Embora o marketing de afiliados seja agora uma prática comum para profissionais de marketing digital, ele começou como um hack clássico de crescimento. Certamente tem os sinais reveladores de um risco inicial baixo, mas potencial para ganhos enormes e rápidos.

Quanto mais afiliados compartilharem seu link, mais rápido você poderá crescer. Tudo depende do tamanho do público das pessoas e marcas com as quais você faz parceria, do quão bem suas marcas se alinham e com quantas delas você trabalha.

Além disso, o risco financeiro é menor, uma vez que o anunciante paga uma comissão em vez de uma taxa fixa. Dessa forma, os pagamentos serão proporcionais aos ganhos.

Estratégias de indicação

O marketing de referência é uma estratégia que incentiva os clientes existentes a indicar novos clientes para uma empresa em troca de recompensas ou benefícios. 

Um exemplo que deu muito certo é o caso do Dropbox, que tinha uma campanha “Como indicar amigos para o Dropbox e obter mais espaço de armazenamento”. 

Nesse sentido, o boca a boca positivo aumenta a probabilidade de as pessoas comprarem. 

O marketing de referência se enquadra na estrutura do growth hacking porque permite que as empresas aproveitem um ativo não monetário que já possuem – a confiança de seus clientes existentes – para construir o reconhecimento da marca e aumentar as conversões. 

Estratégias de contagem regressiva

Os cronômetros de contagem regressiva são imagens animadas em uma mensagem de e-mail ou em um site que fazem contagem regressiva até uma data ou hora específica.

Às vezes apresentados na forma de formato de GIF, eles ficam ao lado de outros ativos, como imagens e texto.

Esse tipo de recurso pode ser utilizado em sites, redes sociais, e-mail marketings ou outros tipos de comunicação nos quais se deseje criar gatilhos de escassez.

Os cronômetros de contagem regressiva apoiam o crescimento rápido porque adicionam urgência às mensagens voltadas para o cliente. Eles dizem às pessoas: “Esta é a sua chance!” Isso pode desencadear o medo de perder, o que é persuasivo para muitos compradores.

Você pode fazer uma contagem regressiva para vários eventos para gerar mais conversões. Os exemplos incluem:

  • O início ou fim de uma promoção de vendas;
  • Janelas de preços antecipados;
  • Eventos físicos e webinars;
  • Lançamentos de produtos;
  • Renovações de conta.

Verifique se há um recurso de cronômetro em sua ferramenta de web design, sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ou software de marketing por e-mail. 

Anúncios online

Anúncios online podem fornecer resultados rápidos e mensuráveis ​​para ajudar sua empresa a crescer rapidamente com um orçamento pequeno.

Esses canais permitem que você pague para apresentar sua empresa a usuários-alvo da Internet em:

  • Mecanismos de busca;
  • Redes sociais;
  • Aplicativos;
  • Sites.

Anúncios pagos, como o Google Ads, aparecem na parte superior e nas laterais das páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) quando os usuários pesquisam termos relacionados.

Conclusão

O Growth Hacking se destaca como uma estratégia inovadora e altamente eficaz para impulsionar o crescimento rápido e sustentável de negócios, especialmente em ambientes de alta competitividade e recursos limitados. 

Com foco em experimentação contínua e criatividade, ele permite que as empresas testem diferentes abordagens para encontrar as que oferecem o maior retorno com o menor investimento.

Ao implementar técnicas como marketing de influência, marketing de afiliados, estratégias de indicação, contagens regressivas e anúncios online, as empresas podem acelerar seu crescimento de maneira econômica e orientada por dados. 

Essas táticas não só aumentam a visibilidade e a base de clientes, mas também permitem uma resposta rápida às mudanças do mercado, garantindo que o negócio esteja sempre à frente da concorrência.

Agora que você já sabe de tudo isso, comece a aplicar no seu negócio e entender o que funciona melhor pra você. Até o próximo artigo! 😉

Receba as últimas novidades

Inscreva-se em nosso boletim informativo e receba conteúdos exclusivos de SEO e Marketing digital.

Conteúdos semelhantes

  • All Posts
  • Content
  • Conteúdo
  • Email Marketing
  • Empreendedorismo
  • HR
  • Marketing
  • Marketing
  • PPC
  • SEO
  • SEO
  • Social Media
  • User Experience
    •   Back
    • Content Marketing
    • Content Strategy
    • Content Creation
    • Content Trends
    •   Back
    • Criação de Conteúdo
    • Estratégia de Conteúdo
    • Marketing de Conteúdo
    • Trends de Conteúdo
    •   Back
    • Estratégia de SEO
    • Pergunte a um SEO
    • SEO para Negócios
    • SEO Internacional
    • Link Building
    • SEO Local
    • SEO Mobile
    • SEO On-Page
    • SEO Técnico
    • SEO para WordPress
    • Desenvolvimento Web
    •   Back
    • SEO strategy
    • Ask an SEO
    • Enterprise SEO
    • International SEO
    • Link Building
    • Local SEO
    • Mobile SEO
    • On Page SEO
    • Technical SEO
    • SEO for WordPress
    • Web Development
Ver mais

Fim do conteúdo

  • All Posts
  • Content
  • Conteúdo
  • Email Marketing
  • Empreendedorismo
  • HR
  • Marketing
  • Marketing
  • PPC
  • SEO
  • SEO
  • Social Media
  • User Experience
    •   Back
    • Content Marketing
    • Content Strategy
    • Content Creation
    • Content Trends
    •   Back
    • Criação de Conteúdo
    • Estratégia de Conteúdo
    • Marketing de Conteúdo
    • Trends de Conteúdo
    •   Back
    • Estratégia de SEO
    • Pergunte a um SEO
    • SEO para Negócios
    • SEO Internacional
    • Link Building
    • SEO Local
    • SEO Mobile
    • SEO On-Page
    • SEO Técnico
    • SEO para WordPress
    • Desenvolvimento Web
    •   Back
    • SEO strategy
    • Ask an SEO
    • Enterprise SEO
    • International SEO
    • Link Building
    • Local SEO
    • Mobile SEO
    • On Page SEO
    • Technical SEO
    • SEO for WordPress
    • Web Development
Ver mais

Fim do conteúdo

Quer saber qual a melhor estratégia de SEO para seu negócio?

Entre em contato e receba um diagnóstico gratuito de nossos especialistas para lhe ajudar a aumentar o tráfego para seu site e vender mais!

Language