Como criar uma loja virtual de sucesso – Guia Completo

Icon-single-post
Escrito por Luis Ottoni
Revisado por Luis Ottoni
dezembro 31, 2022
Sem Comentários

Índice

Índice

Você sabe como criar uma loja virtual? Essa modalidade tem sido uma das mais escolhidas por quem quer ter um pequeno comércio.

De fato, existem muitas vantagens de lidar com uma loja virtual, e entender como começar uma e principalmente como conseguir o sucesso em sua gestão é sempre uma busca de muitas pessoas.

O começo geralmente é simples, mas o processo de conseguir se manter na rede é sempre um desafio, já que muitas vezes o empreendedor on-line não tem auxílio de um profissional de marketing digital para amplificar o alcance de sua marca e aumentar suas vendas.

Neste conteúdo, você vai saber tudo sobre como criar uma loja virtual, de que maneira gerenciar e como ter os melhores resultados, fazendo de sua loja, uma das referências na internet e nas redes sociais.

O que é uma loja virtual

Uma loja virtual é um site onde é possível realizar todo o processo de venda, compra de produtos ou serviços, assim como ocorre no ambiente físico.

Porém, há diversas diferenças positivas da loja virtual quando comparamos com as presenciais.

Com lojas virtuais, não há preocupação com limitações geográficas, aliás, a partir da internet, você pode vender para pessoas no mundo todo. 

Além disso, com uma boa estratégia de marketing digital, é possível conseguir crescer e escalar as suas vendas.

Além disso, diversas ferramentas, como Facebook Pixel, Google Analytics e Google Search Console, nos permitem entender melhor quem são os seus consumidores, por quais produtos há mais interesse, além do desenvolvimento de estratégias de remarketing.

Como posso começar uma loja virtual?

Para criar uma loja virtual, primeiro, é preciso pensar nas questões mais específicas de cada tipo de negócio, e também nas questões mais amplas, que envolvem o início de todo o projeto de uma loja.

O planejamento é uma das formas de como se antecipar com relação aos processos burocráticos da criação de uma loja virtual, mas menos burocráticos com relação a uma loja física, o que já é um bom ponto.

Não é porque a loja é virtual que não tem os seus desafios, e entender isso é necessário para que não se desista ou se faça um trabalho sem a atenção necessária, o que pode interferir diretamente no retorno financeiro.

Estabeleça o tipo de produto ou serviço

Primeiro, é preciso estabelecer qual o tipo de produto e/ou serviços você vai trabalhar. Esse é o primeiro e o mais importante ponto para que você comece a dar forma ao seu objetivo.

Parece muito simples, mas existem pessoas que querem vender de tudo dese o início, sem ter foco. Mas esse caminho só vai dificultar o seu início.

Aliás, se você começar do zero vendendo de tudo, também terá que ter uma campanha de divulgação voltada para tudo.

Portanto, comece pequeno, teste e, uma vez que tenha encontrado uma boa oportunidade, amplie para mais produtos e/ou serviços. 

Definir um recorte ajuda a encontrar um público mais coeso. 

Fonte: Unsplash

Saiba quais canais utilizar para divulgação

Uma loja virtual precisa de canais onde pode ser encontrada e principalmente onde os negócios podem ser feitos. Isso depende de quais são as possibilidades e como você explora o que tem a seu favor.

As redes sociais acabam sendo um dos meios mais utilizados, já que conta com  uma boa circulação de público, o que aumenta também a possibilidade de retorno financeiro a longo e médio prazo.

No entanto, não é a única ferramenta, e a seguir você vai ver outros exemplos de meios onde você pode criar a sua loja virtual e utilizar como contato direto com o cliente que você tem acesso.

Entenda como atingir seu público

Atingir o seu público se refere a estratégias de marketing que você pode utilizar, e isso deve sempre ser pensado, já que você está em um meio digital, e é preciso se apresentar a pessoas que se interessem  pelo que você oferece.

Uma loja física, apesar de ter essa dificuldade, acaba sendo vista já que as pessoas estão circulando na rua, e assim funciona com a loja virtual, que pode também ser vista a partir da circulação de pessoas.

Por isso, para saber como criar loja virtual, saiba também como essa loja pode ser vista e visitada pelos seus clientes, para que gere também um movimento de acordo com o que você espera de fato.

Tenha um bom planejamento

Planejamento é o tipo de palavra que qualquer pessoa que tem uma loja virtual deve ter escrita em um local bem visível. 

Cada momento deve ser pensado separadamente, desde a implementação, aquisição dos produtos para estoque e a venda em si, que vai gerar todo o tipo de resultado que no fim vai ser a loja já consolidada frente ao público.

A partir disso é preciso entender como tal planejamento pode ser colocado em prática com o passar do tempo, e principalmente como pode gerar retornos e em quanto tempo esses retornos serão dentro do esperado.

Como criar uma loja virtual grátis?

Existem diversas formas de criar uma loja virtual grátis, usando ferramentas como WordPress + Woocomerce ou Shopify, por exemplo. 

Mas leve em consideração que, quando eu digo “grátis”, quero dizer que você não terá de fazer investimentos altos para a construção da loja pois essas plataformas que mencionei já possuem templates prontos e toda a tecnologia de pagamento integrada. 

Fonte: Unsplash

Crie uma loja nas redes sociais

As redes sociais também se apresentam como um meio de criação de lojas virtuais e também é onde muitas pessoas iniciam esse tipo de implementação, já que contam com um meio onde já circulam muitas pessoas.

Você pode começar a vender hoje mesmo usando o Instagram para divulgar e o WhatsApp para completar a venda, por exemplo. 

Essa acaba sendo a saída da maior parte dos novos empreendedores pois é econômica e não requer conhecimentos técnicos avançados ou o auxílio de um programador, por exemplo.

Atente-se que, no caso da venda direta pelas redes sociais, é interessante que você considere um meio de pagamento, como PagSeguro ou Mercado Pago, para garantir segurança no momento da venda.

É possível também estabelecer um meio de comunicação entre as duas modalidades, para que uma dê suporte a outra e você possa ter mais de uma forma de atingir o seu público, já que nos domínios você tem informações precisas de vendas.

Como gerenciar uma loja virtual?

Se uma loja é virtual, como fazer o gerenciamento? Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração justamente pelo fato de conseguir trabalhar com estratégias diferentes em ambientes diferentes.

O gerenciamento de uma loja virtual segue os mesmos princípios de uma loja física, desde o ponto financeiro, que é o mais importante, até o tipo de contato feito com os seus clientes.

Esse gerenciamento é o que vai fazer com que a loja virtual possa se estrutura aos poucos e ganhar seu espaço no meio online, o que é um desafio e tanto, além de exigir alguns esforços de sua parte.

Controle financeiro

A parte de controle financeiro é a mais simples, e deve seguir sempre alguns protocolos que são utilizados também em lojas físicas, que é o fato de ter um caixa, e o fluxo voltado para a loja, sem misturar com finanças pessoais.

Um ponto importante é que o retorno financeiro pode ser feito tanto para os produtos, quanto para algumas estratégias que vão ser utilizadas posteriormente, seja na compra de um domínio ou uma estratégia de propaganda.

Fato é que o retorno online abre portas para investimentos que ajudam a aumentar esses lucros, e por isso é preciso entender como atingir esse tipo de resultado, alcançando o tipo de nível procurado.

homem apontando para gráficos financeiros em tablet.

Saiba onde estão os clientes

Outra estratégia de gerenciamento é saber onde estão os seus clientes. Nenhuma loja sobrevive sem seus clientes e sem nenhum tipo de venda feita, e por isso é preciso se apresentar para seus clientes.

No meio digital o importante é promover estratégias de propaganda para prospectar clientes, mas também estar de olho no que eles estão falando nas redes, como reagem a uma postagem ou à compra de um produto.

Se o boca a boca funciona muito bem para as lojas físicas, imagina em um meio digital onde milhares de pessoas podem acessar, todos os dias e todas as horas? Investir nesse tipo de contato é uma das formas de conseguir se fortalecer no virtual.

Tenha um bom canal de comunicação

Uma das maiores dificuldades para quem busca criar uma loja virtual é estabelecer canais sólidos de atendimento. No entanto, essa é uma das partes mais importantes para os empreendedores digitais.

Pense em você como consumidor. Quando compra em uma loja virtual, existe uma expectativa que tudo ocorrerá bem e seu produto chegará rápido em sua casa. Caso algo dê problema, não há nada mais chato e frustrante do que contar a empresa e não conseguir resolver o problema, né?

Nem sempre é possível pensar nesse tipo de contexto isolado do marketing, mas se aproximar dos seus clientes de uma maneira humana é um dos diferenciais para as lojas online.

Mesmo as grandes empresas na internet costumam ter um tipo de comunicação mais descontraída e que está de acordo com o que os clientes esperam, e são as lojas também que mais lucram no meio online.

É possível ganhar dinheiro com loja virtual?

Sim, é possível ganhar dinheiro com um loja virtual! 

Você já sabe que os modelos de gestão são um pouco diferentes, as formas de como investir e lidar com o público é também diferente, mas também existem alguns pontos que podem ser considerados no retorno financeiro.

É possível sim ter bons retornos, mas isso parte de alguns pilares nos quais você deve sustentar a sua loja virtual, de maneira que consiga ter todo o tipo de retorno indicado, e por isso é preciso também pensar em como agir nesse sentido.

Pensar em um modelo de gestão global ajuda a ter um tipo de comportamento que seja mais viável para os retornos procurados, e principalmente para que a loja virtual seja acessível mesmo em termos de lucro para todas as pessoas.

mulher contando notas de dólares
Fonte: Unsplash

Modelos de gestão

Não é porque a loja é virtual que ela não deve seguir necessariamente um modelo de gestão, e esse é um dos pontos que definem o sucesso ou o fracasso de uma loja online, em termos de venda e de lucratividade.

Muitas pessoas não possuem um modelo de gestão, e isso faz com que se tenha pouco controle de quanto entrou e de quanto pode ser reinvestido em produtos ou mesmo em estratégias para alcançar mais público.

Ter uma gestão bem feita ajuda a se planejar para investimentos futuros ou mesmo para um período em que as vendas não vão estar bem aquecidas, e esse tipo de gerenciamento é o que vai controlar o lucro que e tem com lojas virtuais.

Listas de fornecedores

Outro tipo de estratégia que geralmente é voltada para as grandes lojas mas que faz toda a diferença é o fato de ter uma lista de fornecedores que podem oferecer os produtos por um preço mais acessível para revenda.

Nem todas as pessoas trabalham com bons fornecedores, e isso faz com que a venda do produto seja feita com um valor um pouco mais acima do mercado ou mesmo com valor abaixo, mas sem margem de lucro.

Pensar em um fornecedor é algo que pode ajudar em como ter um bom lucro com sua loja virtual, tendo em vista que é uma forma de conseguir vender o produto por um preço acessível e com uma boa lucratividade.

Estratégias de vendas

Ninguém pensa em como criar loja virtual se não pensa também nas estratégias de vendas, que vão ser utilizadas para conseguir rodar o seu produto ou até mesmo para que a loja tenha uma boa visibilidade.

Estudar sobre vendas é uma das maneiras de se preparar para estas estratégias que devem ser tomadas para que tanto o produto quanto a loja ganhem uma projeção para outros potenciais clientes.

A partir disso é que outros passos podem ser dados com relação a divulgação, o que vai fazer com que pouco a pouco a sua loja vá ganhando posições e você se torne referência no ramo, com boa movimentação de vendas.

Investindo em divulgação

Para uma loja virtual a divulgação é tudo, e por isso é preciso pensar em como ter esse tipo de canal de comunicação direta com o público, e essa divulgação pode ser feita de diversas maneiras, o que traz mais possibilidades.

Diferente das lojas físicas, as lojas virtuais possuem um potencial enorme de divulgação já que podem ser vistas por mais pessoas e também podem gerar visitas de diversos lugares ao mesmo tempo.

Mas para que isso seja possível é preciso pensar nas estratégias de marketing para que a sua loja tenha uma visibilidade maior e consiga principalmente obter o retorno de acordo com o que você precisa.

homem segurando celular com rede social aberta e cidade no fundo
Fonte: Unsplash

Redes sociais

As redes sociais, como já se sabe, é o meio onde a maior parte do público está circulando a todo e qualquer momento, e as estratégias de divulgação neste local podem fazer com que você tenha um sucesso maior.

Essa divulgação pode, quando realizada de maneira orgânica, com publicações nos horários de maior concentração de clientes, ou mesmo de maneira paga, com anúncios que vão ser utilizados como outra estratégia, pode render resultados bastante promissores.

De qualquer maneira, é preciso ter as redes sociais como maior parceira de sua loja virtual, ainda que você utilize outras estruturas para a finalização da compra, já que é um meio de divulgação certeiro.

Promoções

As promoções são formas de divulgação muito conhecidas, e também aplicadas em todos os tipos de loja, sejam elas virtuais ou não, mas no âmbito virtual, existem formas de como extrair benefícios disso.

O frete grátis é uma das formas de conseguir atrair esse cliente, assim como um desconto na compra de mais produtos, o que fisicamente é menos percebido. O fato de já ter uma vantagem atrai o cliente.

O importante é que você deve pensar na sua gestão financeira, para que essas ações não coloquem em risco todo o planejamento. Por isso podem ser feitas promoções em seções específicas ou mesmo por um dado período.

Vantagens

Como já foi dito, as vantagens atraem muito, e além das promoções, como você pode agradar o público? Alguns brindes são sempre bem vindos, mas também a certeza de uma relação duradoura atrai.

O cliente precisa saber que voltando ele vai encontrar outras vantagens na compra, seja um desconto na próxima, cashback e outras estratégias que podem ser utilizadas como incentivo para que ele retorne.

O pós venda é um dos pontos importantes de uma loja virtual, e ajuda a entender como o cliente pode voltar mais vezes, principalmente conseguindo estabelecer outro tipo de relação que pode ser feito.

Marketing

Por fim, o marketing é a estratégia mais poderosa de uma loja virtual, e um dos grandes diferenciais, já que pensando uma propaganda para lojas físicas o custo acaba sendo um pouco maior.

Nesse contexto você pode utilizar todo o tipo de mídia, como vídeos, fotos e principalmente os emails, que são formas de comunicação muito efetivas para mandar promoções, produtos e novidades em sua loja.

Ter uma estratégia de SEO (otimização para mecanismos de buscas) é essencial para que sua loja tenha visibilidade.

Isso só consegue ter um bom impacto se você direcionar bem os seus anúncios, para que cheguem no público correto e possam trazer toda a conversão esperada, e para isso o planejamento e estudo dos clientes pode ajudar.

Conclusão

Criar uma loja virtual pode ser uma solução promissora para quem deseja empreender, sem ter de investir muito dinheiro ou se preocupar com um espaço físico.

Como mostrei neste artigo, algumas preocupações, porém, são as mesmas: saiba fazer uma boa gestão financeira, defina bem seu produto e/ou serviço e aposte em um plano de divulgação.

Com as dicas trazidas você não somente consegue criar loja virtual, mas também sabe utilizar de estratégias que vão ser diferenciais na forma de como explorar o meio digital para ter todos os benefícios de fato.

Receba as últimas novidades

Inscreva-se em nosso boletim informativo e receba conteúdos exclusivos de SEO e Marketing digital.

Conteúdos semelhantes

  • All Posts
  • Content
  • Conteúdo
  • Email Marketing
  • Empreendedorismo
  • HR
  • Marketing
  • Marketing
  • Não categorizado
  • PPC
  • SEO
  • SEO
  • Social Media
  • User Experience
    •   Back
    • Content Marketing
    • Content Strategy
    • Content Creation
    • Content Trends
    •   Back
    • Criação de Conteúdo
    • Estratégia de Conteúdo
    • Marketing de Conteúdo
    • Trends de Conteúdo
    •   Back
    • Estratégia de SEO
    • Pergunte a um SEO
    • SEO para Negócios
    • SEO Internacional
    • Link Building
    • SEO Local
    • SEO Mobile
    • SEO On-Page
    • SEO Técnico
    • SEO para WordPress
    • Desenvolvimento Web
    •   Back
    • SEO strategy
    • Ask an SEO
    • Enterprise SEO
    • International SEO
    • Link Building
    • Local SEO
    • Mobile SEO
    • On Page SEO
    • Technical SEO
    • SEO for WordPress
    • Web Development
Ver mais

Fim do conteúdo

  • All Posts
  • Content
  • Conteúdo
  • Email Marketing
  • Empreendedorismo
  • HR
  • Marketing
  • Marketing
  • Não categorizado
  • PPC
  • SEO
  • SEO
  • Social Media
  • User Experience
    •   Back
    • Content Marketing
    • Content Strategy
    • Content Creation
    • Content Trends
    •   Back
    • Criação de Conteúdo
    • Estratégia de Conteúdo
    • Marketing de Conteúdo
    • Trends de Conteúdo
    •   Back
    • Estratégia de SEO
    • Pergunte a um SEO
    • SEO para Negócios
    • SEO Internacional
    • Link Building
    • SEO Local
    • SEO Mobile
    • SEO On-Page
    • SEO Técnico
    • SEO para WordPress
    • Desenvolvimento Web
    •   Back
    • SEO strategy
    • Ask an SEO
    • Enterprise SEO
    • International SEO
    • Link Building
    • Local SEO
    • Mobile SEO
    • On Page SEO
    • Technical SEO
    • SEO for WordPress
    • Web Development
Ver mais

Fim do conteúdo

Quer saber qual a melhor estratégia de SEO para seu negócio?

Entre em contato e receba um diagnóstico gratuito de nossos especialistas para lhe ajudar a aumentar o tráfego para seu site e vender mais!

Language