O podcast se tornou uma das mais importantes ferramentas de comunicação, especialmente por conta das condições e também por ser um novo canal em que foi possível ganhar espaços.
Esse tipo de comunicação é constantemente utilizada por todas as pessoas, canais, e até mesmo emissoras de televisão, que encontraram nessa modalidade de produto um novo ramo para investimentos.
Por isso neste conteúdo você vai ver tudo sobre podcast, o que é e como fazer da maneira adequada, de modo a colher todos os benefícios que são oferecidos e dentro do que você tem enquanto possibilidades de avanço.
Com esse cuidado, é muito mais fácil encontrar as condições para que essa ferramenta seja utilizada em prol de uma comunicação direta com o seu público, e assim ganhar espaço entre os concorrentes.
O que é Podcast?
Podcast é um conteúdo em formato de áudio, acessado por meio de arquivo ou em plataformas de streaming. Pode ser escutado a qualquer momento do dia e também quantas vezes forem necessárias.
Tendo em vista o dia a dia corrido e intenso, os podcasts se tornaram a principal via por onde as pessoas se informam, e também um dos locais onde se acessa o maior número de informações.
A partir disso, estruturar toda uma construção de um podcast é muito necessário, já que é preciso entender exatamente quais são os pontos que vão auxiliar e que podem trazer o conteúdo que o público precisa.
O investimento nessa construção demanda uma série de pontos que devem ser reconhecidos, e que por sua vez conseguem favorecer o cuidado que você de fato quer de um modo geral.
Características principais dos Podcasts
Quando se quer saber como criar um podcast é preciso entender também que alguns pontos devem ser reconhecidos, a fim de que se tenha de fato uma estrutura de acordo com o que você precisa para o trabalho em si.
Um conteúdo de um podcast é por característica muito bem focado em um tema, ou temas que se concentram em torno de algo maior, e isso pode fazer com que existam episódios diferentes, até mesmo para a localização do público.
Entender cada um desses pontos é fundamental especialmente para que a estrutura montada tenha uma aceitação do público, que precisa desse tipo de retorno de fato, com o trabalho realizado de maneira adequada.
Com a construção sendo feita de modo mais efetivo, o seu podcast pode oferecer bons conteúdos, atendendo especialmente todas as pessoas que procuram pelo tema, o que ajuda na projeção e planejamento de futuros conteúdos.
Importância dos Podcasts
Como já foi dito anteriormente, o dia a dia corrido e as altas demandas fizeram com que as pessoas procurassem por uma forma de acessar conteúdos e temas pertinentes de outras maneiras.
Antes só existiam programas de televisão, livros ou até palestras para debater um determinado assunto, o que é altamente inviável pelas tarefas diárias, e principalmente com o encerramento de muitas atividades presenciais.
Porém, por outro lado, isso faz refletir na quantidade de pessoas e grupos que também aderiram ao podcast. Como fazer podcast e atrair o seu público depende de um diferencial e um trabalho muito bem feito.
O mais importante é entender quais são os pontos que devem ser fortalecidos e principalmente como todo o trabalho pode ser feito de acordo com a sua demanda específica.
Quais são as vantagens dos Podcasts
O podcast é uma das maneiras de comunicar um assunto e até mesmo ter um canal de contato com o seu público, e por isso é muito importante considerar que existem algumas vantagens da utilização desse processo.
Sendo um bom canal de comunicação, é necessário enxergar alguns pontos que vão ajudar a estruturar toda sua parte de contato, desde o planejamento até mesmo a parte de construção do conteúdo em si.
Conhecer as principais vantagens do podcast é uma das formas de você entender essa como sendo uma das principais estratégias para produzir conteúdo e ter um canal de contato direto com pessoas que vão consumir tal produto.
Veja quais são os principais pontos positivos da utilização do podcast e da construção desse canal de contato.
Comunicação direta
Um dos principais pontos é ter uma comunicação direta. Quem é o seu público e já vai ao encontro de conteúdos naquela temática, encontra uma série de produções voltadas especificamente para o que procuram.
Isso ajuda a formar um vínculo maior com as pessoas que estão acompanhando os episódios, e principalmente criando um tipo de hábito, o que é extremamente positivo do ponto de vista da audiência.
Porém isso demanda um certo tempo, até que as pessoas encontrem as condições ideais para acompanhar de fato todo o conteúdo que é disponibilizado.
Assuntos específicos
Outra vantagem da construção de um podcast é o fato de você trabalhar com temas específicos em cada episódio, e até mesmo pode fazer planejamento de temporadas separadas por temas maiores.
Isso auxilia na produção do conteúdo, podendo escolher o que você tem mais aproximação e também os temas que são mais procurados pelo público, juntando esses dois principais pontos em um trabalho com podcast.
Ter uma quantidade interessante de temas é o que vai garantir a continuidade no trabalho com o podcast, e por isso a parte de planejamento precisa levar em conta esse momento de separar cada episódio por um tema.
Vínculo com o público
Como já foi dito, o podcast tem uma função muito importante que é aproximar você, o seu conteúdo e o público que procura por aquela informação, e esse tipo de comportamento acontece por conta de duas coisas básicas.
A primeira é que a construção de um podcast é sempre muito cautelosa, já que é necessário ter um conteúdo que dê conta, que tenha profundidade e que possa captar a atenção de qualquer pessoa.
Outro é o fato de trabalhar com áudio, deixando a pessoa livre para realizar outras tarefas, por exemplo. Por isso o vínculo se torna muito mais fácil e efetivo, trazendo outras tantas vantagens para a construção.
Desvantagens dos podcasts
O podcast é uma realidade e também é uma forma de comunicar muito efetiva. No entanto, existem também algumas desvantagens do processo, e conhecer ajuda a prevenir muitas dessas desvantagens.
Todo o tipo de trabalho com conteúdo tem um limite, que não diz respeito às fragilidades do processo, mas ajuda a pensar em soluções que estão mais acessíveis e que devem ser aplicadas.
Muitas dessas dificuldades podem ser superadas com um bom trabalho de criatividade, e outras envolvem trabalhos mais burocráticos. Veja a seguir quais são as desvantagens de trabalhar com podcast.
Necessidade de continuidade
Um dos pontos mais complexos de um trabalho com podcast é saber que ele precisa de uma continuidade, ou pelo menos, precisa de um tipo de fechamento para o conteúdo que foi feito.
Esse é um ponto que pode ser explorado pelo fato de que nem sempre um assunto tem um fechamento, e isso deve ser entendido como um limite que não pode ser superado, ou pelo fato de procurar por assuntos que de fato encerrem a discussão no momento.
Ter um planejamento e até mesmo um roteiro para esse momento é a melhor estratégia, tendo em vista que é um momento de buscar por conteúdos que finalizem aquele momento de discussão especificamente.
Exploração do conteúdo
Algumas pessoas possuem dificuldades em explorar conteúdos, e quando isso acontece nos podcasts existe um grande risco de os episódios ficarem desinteressantes, e até mesmo não serem bem produzidos.
Por isso, a melhor ideia é sempre planejar cada episódio, de maneira que consiga, através de uma construção ideal do conteúdo, trabalhar com todos os tópicos necessários para aquele tipo de tema.
Porém isso não quer dizer que é preciso enrolar somente para ganhar tempo. Se lembre que podcasts podem ter tempos muito variados, e isso é o que dá a individualidade de cada um deles.
Assuntos “fechados”
Outra desvantagem é o fato de ter de construir conteúdos que se separem. Se um tema puxa o outro, lógico que vale sempre fazer menção ou até mesmo adiantar parte do conteúdo, mas, por outro lado, não é indicado esgotar ali o tema.
A divisão entre os conteúdos serve justamente para que cada tema seja falado separadamente um do outro, o que vai gerar uma certa quantidade de episódios e render uma boa audiência.
No entanto, isso faz com que alguns assuntos não possam ser desenvolvidos sozinhos, já que fechados eles não teriam muito o que ser explorado. Nesse momento cabe a criatividade também.
Como fazer um podcast passo a passo
Como fazer um podcast deve ser a sua pergunta depois de conhecer um pouco sobre essa ferramenta, entender como funciona e principalmente quais são os seus pontos positivos, negativos e como lidar com cada um deles.
No processo de construção em si, é muito importante entender quais são os pontos que você pode favorecer para que o seu podcast seja bem acessado e possa retornar o que você procura de fato.
Separar toda a parte de construção por etapas é uma forma de conseguir também encontrar uma maneira que possa favorecer essa construção desse tipo de ferramenta tão importante e útil no dia a dia.
Veja a seguir como fazer um podcast de sucesso.
Planeje-se
O primeiro passo é o planejamento. Essa palavra já passou muitas vezes neste conteúdo, e de fato, para fazer um podcast é preciso planejar bem o que você quer fazer, qual prazo e condições para isso.
Sem essas informações é praticamente impossível definir quais são os pontos por onde começar a estruturar ou mesmo encontrar condições para ter um conteúdo que seja útil e faça a diferença nos processos.
Pensar um passo a passo, como o trabalho vai ser realizado, prazos para as decisões são alguns pontos que vão ajudar a dar um norte em todo o trabalho e que podem auxiliar nessa etapa crucial de planejamento.
Defina seu público-alvo
Definir um público-alvo é definir também quais são os pontos que você precisa desenvolver para chamar a atenção de pessoas que possam se interessar por ser trabalho, e assim gerar um certo movimento.
Existem temas que agrupam determinadas pessoas, e tais temas podem ser o ponto de partida para a construção de conteúdos que depois vão dialogar diretamente com as pessoas que realizam pesquisas.
Importante lembrar que não adianta pesquisar somente temas em alta, mas aliar esse fator à facilidade que você pode encontrar para a construção de conteúdos consistentes e que sejam também chamativos.
Escolha um assunto
Determinar o assunto central do seu podcast é também uma tarefa muito importante. Isso pode definir quais serão os subtemas e quais serão as sequências de episódios em que você vai realizar toda essa parte de construção.
É preciso aliar a sua facilidade em escrever sobre determinado tema com o fato de o tema ser um dos mais buscados, o que ajuda a entender um pouco sobre alguns pontos que vão estar alinhados a um conteúdo com roteiro bem definido.
A escolha do assunto pode se delimitar a um episódio em si ou mesmo levar em consideração alguns temas mais amplos que vão se dividir em mais conteúdos. Quanto mais rico e completo for o assunto, melhores serão os resultados.
Estude a concorrência
Como o assunto que você quer escrever é feito pela concorrência? É sempre válido procurar por outros que falem mais ou menos sobre a mesma coisa, já que é uma forma de conseguir trabalhar com uma referência.
Isso diz respeito a entender qual estrutura foi feita, para não fazer exatamente igual e também para entender como o tema é trabalhado, gerando alguns pontos que serão desenvolvidos logo depois.
Por isso é muito importante entender quais pontos devem ser elencados e quais são as maneiras de explorar aquele conteúdo, adaptando ao que você quer e pensa para o seu podcast.
Crie o conteúdo
A construção do conteúdo pode ser feito de episódio a episódio ou todo de uma vez. Do ponto de vista do planejamento, é melhor que seja feito toda uma temporada de uma vez, e os episódios sendo revisados aos poucos.
Isso por que você precisa de uma certa regularidade nos conteúdos, para que não deixe espaços vazios e principalmente para que você encontre meios onde torne a publicação recorrente, um dos pontos mais importantes dos podcasts.
Quem não tem tantas publicações recorrentemente não consegue também fidelizar o seu público. Sendo assim, é muito importante procurar por condições de produzir conteúdos sempre que puder para obter tal resultado.
Estruture seu conteúdo
A estrutura de um podcast é também um ponto a se observar. Quanto tempo vai levar? Vai ter um tempo fechado para todos os episódios ou vai ser algo dentro de um intervalo de tempo que não vai ser específico?
Saber como fazer um podcast envolve pensar na estrutura de como vai ser feito e de que maneira você vai garantir a sua construção de modo que tenha uma comunicação direta com o público que vai acessar.
Se a proposta é debater um tema por uma quantidade de tempo específica, é bom deixar claro. Se a proposta é manter todo o trabalho mais solto é preciso também esclarecer esse tipo de ponto.
Selecione seus convidados
Os convidados são pontos mais que importantes de um podcast. Quando você chama um convidado logo de cara existem dois benefícios do ponto de vista do conteúdo e do marketing do seu programa.
Primeiro é a chance de chamar um especialista no assunto, e assim além de aprender mais sobre o tema, oferecer uma visão técnica e mais aprofundada em um tema que você não domina bem, mas que vai atender ao seu público.
Do ponto de vista do marketing é uma chance de fazer novas parcerias e fazer com que o seu podcast seja mais visto por outras pessoas, tendo a oportunidade de captar outros interessados no seu trabalho produzido.
Estabeleça um frequência
Definir a frequência de um podcast é também um ponto muito importante. Isso faz parte de um projeto de estrutura de criação, e pode ser feito a partir do tema ou a partir do tempo que você quer ter o contato com essa ferramenta.
O mais comum é encontrar podcasts semanais, sempre publicados na mesma hora ou mais ou menos no mesmo intervalo de tempo, mas essa não é uma regra que você deva seguir para ter sucesso no seu trabalho.
Existem também algumas pessoas que optam por postar quinzenalmente, ou mesmo mensalmente. Vale lembrar que quanto mais tempo você puder ser visto pelo público, melhores serão os resultados, e por isso é preciso decidir sobre esse ponto com cautela.
Dê continuidade
Um dos pontos mais importantes de como fazer um podcast é pensar na parte de continuidade, ou seja, como os temas vão se conectar, e quais serão as relações que poderão ser feitas de acordo com esse movimento.
Isso também pode ser pensado para o trabalho com relação às temporadas, que podem ser sequenciais a depender do tema central. Esse senso de continuidade é o que vai manter o seu público sempre conectado.
Existem também podcasts onde não existe a parte de continuidade clara, e isso também deve ser algo bem explicado, seja no próprio episódio ou na apresentação, para que o público tenha uma exata noção.
Realize as gravações
A parte de gravação é a que vai estar inteiramente ligada ao processo sobre o que é podcast. É a parte prática que é mais delicada, e que também envolve uma série de equipamentos que possam dar conta.
Tenha microfones que captem bem a sua voz, um local adequado e silencioso, e conte também com alguns softwares de gravação. Isso tudo vai fazer a diferença na qualidade do material que está fazendo.
Lógico que cada tipo de conteúdo vai ter a sua individualidade e outros modos podem ser pensados. No entanto, no geral, é recomendado nessas especificações para que tenha também uma boa aceitação do público.
Faça uma boa edição
A parte de edição é também um momento importante de como fazer podcasts. É nesse instante que você faz todo o reparo com a qualidade do áudio, busca os melhores filtros e dá uma fluidez melhor à conversa.
Muito importante citar que é nessa hora que entram as chamadas, a introdução com marca do podcast e também alguns pequenos cortes que podem ser feitos a partir da demanda de trabalho.
É preciso ficar atento ao fato de utilizar filtros ou cortes exageradamente, para que não se tenha um fluxo anormal ou que pelo menos não dê uma impressão de quebra da naturalidade, de uma conversa do dia a dia.
Publique em diferentes plataformas
O momento mais importante de um podcast é quando ele vai para o mundo, e isso pode ser feito de diversas maneiras, e cada uma delas vai exigir um tipo de atenção diferente para que se tenha um resultado positivo.
Existem pessoas que possuem canais específicos para a publicação de seus podcasts, como acesso à nuvem ou um site próprio, o que dá mais liberdade para o processo de construção em si.
Outras se utilizam de plataformas de streaming como spotify, e nesse momento é preciso entender que há um tempo para que ele seja aceito e publicado pela plataforma, o que interfere todo o momento de projeto e planejamento.
Trabalhe em uma estratégia de marketing
Estando pronto e tendo publicado o seu podcast, é hora de fazer com que ele corra o mundo. Ter boas estratégias de marketing em sua rede social ou mesmo com parceiros é uma forma de fazer o conteúdo chegar a outras pessoas.
É a ferramenta mais importante que você tem, e principalmente é uma das formas de tornar o seu conteúdo conhecido por outras pessoas que podem se interessar mais sobre o tema que está sendo proposto.
O mais importante é encontrar as modalidades corretas para divulgar o seu podcast, e também utilizar parte dele para gerar um marketing aceitável.
Tenha um CTA Claro
A chamada para ação, ou cta, é um ponto que não pode faltar em seu podcast. As pessoas ouvem para se informar, para entender um conteúdo, mas o que para além disso serve o tipo de trabalho que você realiza?
Esse é um ponto que pode ser bem trabalhado a partir da CTA, e que vai definir exatamente quais são os pontos que vão definir a ação do público logo depois.
Conclusão
Fazer um podcast não é difícil. Basta ter planejamento e uma boa proposta de valor que vá atrair um público fiel.
Com conteúdo relevante, uma boa seleção de convidados, e um trabalho de edição, você pode criar o próximo podcast de sucesso!
Portanto, se o seu intuito é tirar uma ideia de podcast do papel, basta seguir as dicas que te de acima.
Espero que tenha curtido este artigo e, caso você crie um podcast, deixe o nome no comentário para que outras pessoas possam ouvi-lo!